x

Empresarial

Com crise ou sem ela, não cai na zona de conforto!

A Melhor forma de manter-se empregado é justamente não se acomodar, acompanhe.

24/11/2016 11:04

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Com crise ou sem ela, não cai na zona de conforto!

Com crise ou sem ela, não cai na zona de conforto!

Cenário politico catastrófico, taxa de desemprego se aproximando dos 12% ao ano, crédito escasso, inflação em alta e não acabou, temos os impostos, uma das maiores cargas tributárias do mundo.

É bem verdade que para muitos analistas o pior já passou, embora que, o cenário que ainda está sendo trabalhado aponte para mais peças negativas a caminho.

Independente de qualquer situação que possa advir no futuro, deveríamos fazer ponderações pró ativas a respeito do nosso papel, enquanto pessoa física ou jurídica, empreendedor ou empresário, patrão ou empregado.

É justamente em um cenário de crise e onde constatamos um alto índice de desemprego, que acirra-se a disputa por vagas no mercado de trabalho. Este é o ponto que desejo abordar e colocar a você leitor, que é empregado ou que está desempregado, a refletir sobre a responsabilidade que tem sobre si mesmo, independente de qual cenário econômico vivenciamos.

Desempregado é quase certo que você irá realizar algumas, se não todas, das ações abaixo:

  1. Realizar algum curso de qualificação;
  2. Acionar a sua rede de contatos e até mesmo amplia-la;
  3. Ler artigos sobre a sua área de atuação, que possa dar algum direcionamento para alguma vaga;
  4. Atualiza-se sobre possíveis contratações das empresas que podem absorver o seu trabalho;
  5. Encaminha seu currículo as agências especializadas em emprego e as empresas.


Na verdade, estas e tantas outras afirmações que eu poderia elencar aqui, é, na verdade, para chegar ao ponto de que em algum momento seremos convidados a sair da zona de conforto, e mobilizar recursos, melhor, muito melhor, seria se não esperássemos a crise para tal esforço, ou algo muito pior, convenhamos, estar desempregado é a maneira mais amarga de nos forçar a sair da zona de conforto.

O que no fundo quero afirmar, é que nos tempos atuais e principalmente, nos que estão por vir, não sobrará muito espaço no meio profissional para a acomodação, a necessidade de esclarecimentos, de reciclagem constante, de agregar novos conhecimentos, adquirir novas habilidades, ser enfim, proativo e multifuncional está cada vez mais presente no cotidiano corporativo.

Além disso, é justamente nos tempos de crise, com baixa oferta de emprego, que, percebemos isso de maneira mais contundente, com um contingente de pessoas, em número muito maior na busca por uma vaga de trabalho, desenha-se um ótimo cenário, para as empresas que, ainda possuem ofertas de emprego.

Utilizado-se de processos seletivos bem elaborados ou até mesmo pelo famoso “QI”, estas empresas, tiram proveito da forte demanda, para encontrar, com maior facilidade, o candidato que está muito mais próximo do perfil que foi traçado para a vaga, em outras palavras, aquele que na verdade está melhor preparado.

Necessariamente caberia outras métricas de análise aqui, mas vou abordar em outro momento, fato é, uma das melhores formas de se manter empregado ou encontrar um novo trabalho, é não se acomodar, procure sempre agregar um curso novo ao seu currículo, estude mais, leia artigos de qualidade, que abordem principalmente assuntos relacionados ao comportamento do profissional no mundo corporativo, entre outros, o importante é manter-se atualizado, capacitado e em sintonia com o que o mercado vem apontando como sendo qualidades necessárias ao profissional que é cobiçado pelas organizações.

Fonte: Administradores

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.