PARTICIPE

O Maior Evento Online Contábil do País - Inscrições gratuitas

19 a 23 de junho de 2017

www.conbcon.com.br
x

Contábeis o portal da profissão contábil

24
May 2017
10:38
você está em:

Conteúdo » Notícias

Sua empresa organiza bem seus registros?

Como anda a gestão financeira da sua empresa? Registrar seus gastos e receitas é muito importante para a saúde financeira do seu empreendimento. Entendemos que o papel do profissional de contabilidade é lhe ajudar a montar declarações e cuidar do re

postado 26/11/2016 16:50:01 - 2.530 acessos

Como anda a gestão financeira da sua empresa? Registrar seus gastos e receitas é muito importante para a saúde financeira do seu empreendimento. Entendemos que o papel do profissional de contabilidade é lhe ajudar a montar declarações e cuidar do relacionamento da sua empresa com as entidades do governo que lhe cobram impostos, correto? Mas muitas empresas também acabam deixando os registros financeiros incompletos, simplesmente por preguiça ou desorganização, e esta opção pode gerar grandes transtornos ao negócio.

Você precisa de registros precisos e fidedignos para entender cenários e tomar decisões de curto, médio e longo prazo. Hábitos simples podem ajudar a organizar ainda mais a sua prestação de contas. Tudo aquilo que a contabilidade precisa entregar, sejam guias para pagamentos de impostos ou declarações obrigatórias, depende diretamente das suas receitas e despesas.

Portanto, suas notas fiscais emitidas e coletadas precisam ser de conhecimento do seu contador para não haver divergências. O fluxo de caixa precisa ser detalhado e registrado, e você precisa ter um controle de tudo que saiu e entrou.

Com o advento do Sped (Sistema Público de Escrituração Digital) e demais obrigações eletrônicas, a Receita Federal tem aumentado a fiscalização e controle sobre a remuneração dos sócios. Para garantirmos segurança jurídica sobre a isenção tributária dos lucros distribuídos, o regulamento do IRPJ (Imposto de Renda Pessoa Jurídica) exige a demonstração contábil, devidamente conciliada com os extratos bancários da empresa. Este é apenas um dos exemplos da importância de termos um sistema para registro organizado. Notas emitidas, despesas e fluxo de caixa precisam estar em ordem.

Se eu lhe perguntar, você conseguiria rapidamente estimar novas vendas e me dizer quais seus custos mensais básicos? Se não conseguir vislumbrar estas respostas, acredito que sua organização não está sendo capaz de lhe fornecer as informações básicas para tomar decisão.

Minha dica: monitore e classifique suas despesas e receitas, analise áreas em que há gastos supérfluos. Assim você consegue encontrar forma mais inteligente de gerir seus recursos, fazer previsões, analisar formas de gerar mais receita, além de se preparar para os meses vindouros. Você precisa saber para onde o dinheiro está indo para conseguir fazer um efetivo planejamento financeiro.

Um software de gestão básico pode ajudar muito. Os chamados ERP (Enterprise Resource Planning) são softwares que integram todos os processos e dados de uma organização em um único sistema e acabam gerando uma série de benefícios para a empresa. E eles também poderão ser úteis para emitir suas notas fiscais, uma vez que a Sefaz (Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo) vai descontinuar o uso do emissor gratuito a partir de janeiro do ano que vem.

Bem, cuide da prestação de contas da sua empresa. Isso vai lhe ajudar muito e também potencializar o trabalho da sua contabilidade.

Fonte: Diário Grande ABC

Notícia enviada por

ACOMPANHE NOSSAS NOTÍCIAS

Comentários

MATÉRIAS RELACIONADAS

Receba Novidades

receba novidades sobre o site e o fórum de contabilidade em seu e-mail

TOP ENVIO DE Notícias

Certificado Digital certificados digitais com preços promocionais para contadores

desconto de 15% em certificados digitais e pague no boleto ou parcele sem juros no cartão.

conheça mais

Facebook


Prezados(as) senhores(as), o Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussoes dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro. Ao acessar este site você concorda com os Termos de uso. Página carregada em 0.05 segundos.

Site desenvolvido por
Julio Guimaraes | Rogério César