x

Contábil

Estabelecido novo procedimento para substituição da ECD

A Instrução Normativa 1.679 RFB/2016, publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (29/12), promove alterações a IN 1.420, que instituiu na ECD (Escrituração Contábil Digital).

29/12/2016 23:15

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Estabelecido novo procedimento para substituição da ECD

Instrução Normativa 1.679 RFB/2016, publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (29/12), promove alterações a IN 1.420, que instituiu na ECD (Escrituração Contábil Digital). Entre outras disposições, a nova redação da IN 1.422 prevê que depois de autenticados somente poderão ser substituídos os livros que contenham erros que não possam ser corrigidos por meio de lançamentos extemporâneos, nos termos das Normas Brasileiras de Contabilidade.  

O cancelamento da autenticação e a apresentação de ECD substituta somente poderão ser feitos mediante apresentação de Termo de Verificação para fins de Substituição que os justifique, o qual deverá integrar a escrituração substituta e conterá, além do detalhamento dos erros que motivaram a substituição, a identificação da escrituração substituída, a descrição pormenorizada dos erros e identificação clara e precisa dos registros que contêm os erros, exceto quando estes decorrerem de outro erro já discriminado.

Também foram estabelecidas disposições especiais para a assinatura do Termo de Verificação para fins de Substituição da ECD.

A nova redação da IN dispõe que nos casos de extinção, cisão parcial, cisão total, fusão ou incorporação ocorridas de janeiro a abril o prazo de apresentação da ECD será até o último dia útil do mês de maio do ano de ocorrência.

Fonte: COAD

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.