x

Societário

COAF publica: As recomendações do GAFI

O livro, traduzido e publicado pelo COAF, traz os padrões internacionais de combate à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo e da proliferação.

03/01/2017 13:08

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
COAF publica: As recomendações do GAFI

O livro, traduzido do documento em inglês “International Standarts on Combating Money Laundering and the Financing of Terrorism & Proliferation”, foi publicado pelo COAF e traz os padrões internacionais de combate à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo e da proliferação, aprovados e adotados em 15 de fevereiro de 2012.

Sua metodologia consiste em avaliar o cumprimento técnico das recomendações do GAFI e a efetividade dos sistemas antilavagem de dinheiro/contra o financiamento do terrorismo.

O livro é um guia para que se faça a efetiva implementação de medidas legais, regulatórias e operacionais para combater esses crimes e a outras diversas ameaças relacionadas à integridade do sistema financeiro. Os padrões foram revisados para aumentar as exigências em situações de alto risco e permitir que os países adotem posturas mais objetivas e focadas. São também mais detalhadas – há flexibilidade para medidas simples a serem aplicadas em áreas de baixo risco.

O GAFI é uma entidade intergovernamental criada em 1989 pelos ministros das jurisdições membros. As 40 recomendações do GAFI originais foram criadas em 1990, como iniciativa para combater o uso indevido dos sistemas financeiros. O Brasil é membro pleno do GAFI desde 2000.

O GAFI é o elaborador global dessas recomendações e suas medidas são adotadas por mais de 180 países. Trabalha com uma rede global de oito grupos regionais, por meio dos quais os países de cada região avaliam a implementação dos padrões e atuam contra as ameaças. 

Fonte: COAF

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.