x

Economia

Mercado espera corte mais agressivo na Selic, que pode cair a 13,25% ao ano

Copom divulga nova taxa básica de juros nesta quarta (11). Expectativa dos economistas é que corte, o 3º seguindo, seja de 0,50 ponto percentual.

11/01/2017 10:01:08

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Mercado espera corte mais agressivo na Selic, que pode cair a 13,25% ao ano

Mercado espera corte mais agressivo na Selic, que pode cair a 13,25% ao ano

Em outubro, o BC realizou o primeiro corte na Selic em quatro anos, quando ela passou de 14,25% para 14%. Em novembro, o comitê fez o segundo corte, e a taxa foi para 13,75%, patamar atual. O mercado espera que o Copom anuncie nesta quarta um corte mais agressivo, de 0,50 ponto percentual, o que levaria a Selic para 13,25% ao ano.

Alguns economistas apostam num corte ainda maior, de 0,75 p.p.. Em relatório divulgado para clientes, o Itaú afirma que “a queda na inflação corrente (mais intensa e difundida do que o esperado) e a perspectiva de retomada econômica ainda mais lenta do que se antecipava sugerem um corte mais agressivo na taxa de juros. Acreditamos que o Copom irá reduzir a Selic em 0,75 p.p., que nos parece ser consistente com a sua comunicação atual, bem como com os últimos indicadores econômicos”.

Em 2016, a inflação fechou em 6,29%, abaixo do teto de metas em vigor no país, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira (11). A estimativa mais recente dos economistas dizia que o IPCA chegaria no final do ano a 6,35%.

Em novembro de 2016, Copom fez o segundo corte seguido na taxa Selic (Foto: Arte/G1)

Em novembro de 2016, Copom fez o segundo corte seguido na taxa Selic (Foto: Arte/G1)

O economista-chefe da Gradual Investimento, André Perfeito, disse acreditar em um corte de 0,50 p.p. “Se você corta em 0,75 p.p., você sinaliza que vai continuar cortando em 0,75 p.p.”, afirmou.

 

Perfeito diz que há pressão do governo por cortes mais agressivos na Selic, o que permitiria à economia brasileira sair da recessão mais rapidamente, mas avalia que fatores de instabilidade, como o início do mandato de Donald Trump nos EUA e dúvidas sobre a manutenção da crise política no Brasil e o avanço das reformas, devem levar o Copom a ser mais cauteloso visando assegurar a queda da inflação.

“O ritmo das reformas pode não ser tão rápido como foi agora no início e o governo está mostrando sinais de fragilidade”, afirmou.

No relatório assinado pelo seu economista-chefe Mario Mesquita, o Itaú afirma que “os principais fatores de risco de alta para o cenário de inflação advêm do cenário externo e das incertezas políticas domésticas”.

Série de cortes
A expectativa dos economistas de bancos ouvidos pelo BC é que o Copom, que se reúne a cada 45 dias, continuará a reduzir a taxa de juros nos próximos meses. Para o final de 2017, eles estimam uma Selic de 10,25% ao ano.

O aumento dos juros, ou sua manutenção em um patamar elevado, é o principal mecanismo usado pelo BC para frear a inflação. O objetivo é encarecer o crédito e reduzir o consumo no país.

Juros altos, no entanto, prejudicam a atividade econômica e, consequentemente, inibem a geração de empregos. Quando o Banco Central julga que a inflação está compatível com as metas preestabelecidas, pode baixar os juros.

No mais recente Boletim Focus, os economistas ouvidos pelo Banco Central reduziram suas estimativas para a inflação. Para este ano, o mercado espera uma inflação de 4,81%.

Para 2016, 2017 e 2018, a meta central é de inflação em 4,5%. Entretanto, o sistema prevê um piso e um teto, que é de inflação em 6,5%, em 2016, e em 6% em 2017 e 2018.

Fonte: G1 - Brasília

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.