x

Contábil

Contadores poderão ter registro profissional emitido na hora

CRCSP implantará serviço, a partir da próxima segunda-feira (16), que desburocratiza o acesso ao registro e elimina prazo de até 20 dias de espera

12/01/2017 15:40

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Contadores poderão ter registro profissional emitido na hora

Profissionais diplomados no curso de bacharel em Ciências Contábeis conseguirão solicitar e obter o registro que permite o exercício legal da profissão no mesmo dia. A novidade está sendo implantada pelo Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRCSP) e estará disponível a partir de 16 de janeiro na sede do Conselho, no bairro de Higienópolis, em São Paulo. 

O novo serviço vai desburocratizar a emissão dos registros profissionais e permitirá a emissão das certidões que representam uma garantia de que o profissional está apto a exercer sua atividade legalmente. Anteriormente, o prazo para ter o número de registro profissional e a certidão emitida era de até 20 dias. “Com seu número de registro no CRC, o profissional fica plenamente habilitado a exercer sua profissão com todos os requisitos exigidos em lei”, declarou o presidente do CRCSP, Gildo Freire de Araújo.

Para ter acesso ao Registro Profissional Rápido e Fácil, o contador deve ter concluído o curso de graduação, sido aprovado no Exame de Suficiência da categoria e recolher as taxas de registro profissional, da Carteira de Identidade Profissional e da anuidade. Essas guias são emitidas no portal do Conselho, após um pré-registro que deve ser feito pelo solicitante, com pelo menos um dia antes de dar entrada no pedido. A relação completa dos documentos está descrita abaixo e pode ser acessada no portal www.crcsp.org.br.  

A vice-presidente de Registro do CRCSP, Neusa Prone Teixeira da Silva, explica que o serviço está sendo implementado graças ao esforço do CRC SP na busca de procedimentos que permitam o oferecimento de um serviço de qualidade aos profissionais, sempre de acordo com as normas.  “Estamos sempre preocupados em inovar e trazer mais benefícios para a categoria. Para o profissional, há um ganho imenso com a redução desse prazo. A maioria das empresas de contabilidade e finanças está solicitando o número de registro para o profissional trabalhar. Essa é a garantia que elas têm de que o profissional está devidamente habilitado”, explicou Neusa.

O Registro Rápido e Fácil estará disponível nas 18 delegacias regionais e 127 delegacias locais do estado até o final do ano. O atendimento na sede do CRCSP acontecerá das 9h às 17h, na Rua Rosa e Silva, 60.

Veja abaixo o que é necessário para solicitar o registro profissional de contador

 - Duas fotos 3x4 iguais, recentes, de frente, coloridas e com fundo branco.

 Original e cópia, que será autenticada pelo CRCSP, dos seguintes documentos:

- diploma de conclusão do curso de bacharelado em Ciências Contábeis, devidamente registrado por órgão competente;

- documento de identidade;

- comprovante de regularidade com o serviço militar, obrigatório para o gênero masculino e com idade inferior a 46 anos;

- título de eleitor;

- Cadastro de Pessoa Física (CPF);

- comprovante de endereço residencial recente;

- aprovação no Exame de Suficiência.

O profissional formado que ainda não tiver recebido o diploma pode solicitar o Registro Originário, apresentando originais do histórico escolar e da certidão/declaração do estabelecimento de ensino com nome do requerente, data de nascimento, filiação, nome do curso concluído e colação de grau. 

Sobre o CRCSP

O CRCSP (Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo) faz parte do sistema de registro e fiscalização do exercício da profissão contábil. Também é prerrogativa da entidade o desenvolvimento dos profissionais. O Conselho existe desde 1946, em consonância com o Decreto-Lei n.º 9.295, que criou o Conselho Federal de Contabilidade, os Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs) e normatizou a profissão contábil. Atualmente, o CRCSP tem mais de 150 mil profissionais registrados.

 Fonte: CRCSP

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.