x

Empresarial

Hábitos diários que sabotam seu sucesso e sua produtividade

Uso de celular na cama, fazer mais de uma coisa em reuniões, ativar notificações de aplicativos são algumas práticas que devem ser evitadas

13/01/2017 13:35:51

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Hábitos diários que sabotam seu sucesso e sua produtividade

1. Usar o celular ou computador na cama

As luzes do sol estão intimamente ligadas ao funcionamento do nosso corpo. A luz matinal, com grande
concentração de luz azul, diminui a produção dos hormônios ligados ao sono, nos deixando mais acordados e dispostos. À noite, sem essas luzes, vamos ficando mais sonolentos, até conseguirmos dormir. Acontece que os aparelhos como celulares e notebooks também
emitem essa luz azul, impedindo a produção hormonal. Como estamos sempre muito próximos dessas tecnologias, elas acabam afetando a qualidade do nosso sono. Por isso, a dica é evitar os aparelhos após o jantar – televisão está liberada, desde que a uma confortável distância.

2. Navegar impulsivamente na internet

Para uma pessoa ficar totalmente focada numa atividade, ela requer cerca de 15 minutos ininterruptos. É o ponto alto da produtividade. Para os que sempre estão ligados nas redes sociais ou em outros sites que ficam na aba aberta em seu navegador, a cada vez em que a atenção é desviada, esse reloginho é reiniciado. Importante ficar com o computador aberto só no que precisa ser feito e com as mãos distantes dos celulares.

3. Ficar checando celular

É uma das coisas que mais tira o foco das atividades diárias – aquela olhadinha no WhatsApp. Quando você se “compromete” em conversar com seu chefe, por exemplo, concentre toda a sua energia naquilo. Esqueça o aparelho celular, que pode tirar sua atenção principalmente quando você está batendo papo com alguém, tendo que pensar sobre o que estão conversando, formular frases que preveem uma resposta, além de esperar pela mensagem seguinte.

4. Ativar notificações de e-mail/aplicativos

As notificações de e-mail, mensagens e notícias são um pesadelo para a produtividade. Estudos mostram que cada vez que um alerta surge na tela do seu computador ou celular, tudo que você estava fazendo sai do foco. É melhor deixá-los silenciados e especificar determinados horários para checar todos eles.

5. Usar o “não”

Na Universidade da Califórnia, uma pesquisa mostra que quanto mais dificuldade uma pessoa tem em dizer “não” a outra, mais ela fica estressada. Dizer “não” demanda maior autocontrole e não deve ser encarado com medo. Dizer “não” (e não “talvez”, “acho que não”) a um novo compromisso honra os seus compromissos já firmados e dá a oportunidade de você cumpri-lo de uma forma melhor.

6. Pensar em pessoas que fazem mal

Todo mundo tem um desafeto, uma pessoa que não gosta. Pensar nessas pessoas, mesmo que de vez em quando, demanda uma energia negativa muito grande, causando mal-estar. O melhor é, quando pensar nessas pessoas, desviar o pensamento para quem você ama e se preocupa verdadeiramente, agradecendo por ela estar na sua vida.

7. Fazer mais de uma coisa em reuniões

Reunião é coisa séria. Devem ser realizadas para tomada de decisões ou resoluções de problemas. Por isso, é preciso se dedicar a ela exclusivamente, e não combiná-la com outras atividades. Você ser “multitarefa” em uma reunião faz com que você se “machuque”, pensando que o que você faz é mais importante do que qualquer outra coisa e outras pessoas.

8. Fofoca

Para você fofocar sobre a vida de alguém, você tem que estar preocupado com a vida dela. E isso também muda o foco das suas atenções diariamente. Ao invés de falar com outros sobre detalhes pessoais do outro, que tal olhar para pessoas que dão sentimento positivo e que podem ensinar a melhorar a produtividade?

9. Agir só quando tem certeza do sucesso

Um exemplo: a maioria dos grandes escritores gastam incontáveis horas tendo ideias sobre personagens e histórias, escrevendo várias páginas sem saber se elas vão entrar no livro. Eles fazem isso porque sabem que boas ideias demandam tempo para serem desenvolvidas. Ao sabermos que nossas ideias não são perfeitas, tendemos a não querer começá-las. Mas é fato: só se produz coisa boa após tentativas, em qualquer área.

10. Se comparar com outras pessoas

Quando sua satisfação pessoal depende da comparação com outros, isso quer dizer que você não é mais dono de sua felicidade. Se você se sentir bem por algo que você fez, não deixe que outros tirem isso. Não importa o que outras pessoas pensam ou façam, sua autoestima vem de dentro.

Fonte: Estadão

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.