x

Tributário

Evasão fiscal de empresas brasileiras chega a 27% do total arrecadado

Informação foi divulgada pela ONU, que alertou os países da América Latina sobre a necessidade de elevar a capacidade de arrecadação.

23/01/2017 13:13:29

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Evasão fiscal de empresas brasileiras chega a 27% do total arrecadado

De acordo com o informe anual da ONU, a evasão fiscal das empresas brasileiras chega a 27% do total que o setor privado deveria pagar em impostos no país.

Além disso, o documento estima que, ao todo, a América Latina deixou de arrecadar US$ 350 bilhões.

Capacidade de arrecadação

Segundo diz a entidade, os países latino-americanos precisam melhorar suas capacidades de arrecadação para que, com essa verba, possam investir em melhorias sociais e financiar serviços públicos.

Entretanto, essas nações ainda estão longe de angariar o que poderiam, conforme afirma a ONU. Países da América Latina em média coletam apenas 50% da receita que seus sistemas tributários deveriam teoricamente gerar. No Imposto de Renda pessoal, a evasão varia de 33% no Peru a 70% na Guatemala, exemplifica.

A evasão dos impostos sobre empresas também varia entre 27% no Brasil para mais de 50% na Costa Rica ou Equador, segue a entidade.

Para ser ter noção do volume desperdiçado, apenas com essas duas taxas, a América Latina poderia garantir uma receita de US$ 220 bilhões, 4% do PIB regional.

Informação: Blog Skill

Fonte: O Estadão

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.