x

Trabalhista

Ministério do Trabalho lança Portal do Observatório Nacional do Mercado de Trabalho

Recurso inovador de apoio à gestão, ferramenta é formada pelo Painel de Monitoramento e o Ambiente Virtual da Rede de Observatórios

23/02/2017 10:22:30

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Ministério do Trabalho lança Portal do Observatório Nacional do Mercado de Trabalho

“Este portal nos dá condições de acompanhar de forma mais efetiva e pontual o mercado de trabalho, e, com isso, promover políticas públicas capazes de atender às necessidades do trabalhador brasileiro”, afirmou o ministro Ronaldo Nogueira, na solenidade de lançamento do Portal do Observatório Nacional do Mercado de Trabalho, nesta quarta-feira (22).

Criada pela Secretaria de Políticas Públicas de Emprego (SPPE) do Ministério do Trabalho, o portal reúne informações sobre o Observatório Nacional do Mercado de Trabalho, sete bases de dados (entre elas a Rais, o Caged e o Cadastro Único), publicações e notícias relacionadas à dinâmica do mercado de trabalho. Além disso, integra duas importantes ferramentas para a gestão das políticas públicas de emprego, trabalho e renda no Brasil: o Painel de Monitoramento do Mercado de Trabalho e o Ambiente Virtual da Rede Observatórios do Trabalho.

O Painel de Monitoramento do Mercado de Trabalho foi criado para apoiar a gestão estadual e municipal das políticas públicas de emprego, trabalho e renda. Oferece informações atualizadas mensalmente sobre a movimentação do mercado formal em todo o país, integrando e organizando, em um ambiente único e de fácil utilização, dados que podem ajudar os gestores estaduais e municipais e as entidades da sociedade civil a atuarem na formulação de estratégias de inclusão produtiva e no combate ao desemprego. Clique aqui e acesse o painel. 

A segunda ferramenta, o Ambiente Virtual da Rede Observatórios do Trabalho, foi desenvolvida em parceria com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). É uma rede social que tem como objetivo fomentar a articulação e o aprimoramento tecnológico dos Observatórios do Trabalho, com a produção de informações capazes de subsidiar o desenvolvimento de políticas públicas no campo do trabalho. 

“O Brasil tem 39 milhões de trabalhadores formais”, observou o ministro Ronaldo Nogueira. “Isso mostra a grandeza e também a complexidade do nosso país. Apesar dos esforços dos servidores do Ministério do Trabalho, não há como considerar a possibilidade de um atendimento individual a todos. Com o portal, ganha o Brasil, o trabalhador, o empregador e o governo”, acrescentou.

Mesa – Participaram da solenidade, realizada no Auditório do Ministério do Trabalho, além do ministro Ronaldo Nogueira, o secretário executivo do Ministério do Trabalho, Antonio Correia, o secretário de Políticas Públicas de Emprego, Leonardo Arantes, o presidente do Conselho deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat), Virgílio de Carvalho, e, representando a presidente interina do Fórum Nacional de Nacional de Secretarias do Trabalho (Fonset), Maria Olívia Santana, secretária de Trabalho, Emprego, Renda e Esportas da Bahia.

Fonte: MTE

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.