PARTICIPE

O Maior Evento Online Contábil do País - Inscrições gratuitas

19 a 23 de junho de 2017

www.conbcon.com.br
x

Contábeis o portal da profissão contábil

29
Apr 2017
22:21
você está em:

Conteúdo » Notícias

Imposto de Renda é tema do Grupo de Estudos em Arapongas

O SESCAP-PR realizou nesta terça-feira, dia 21, mais uma reunião do Grupo de Estudos em Arapongas. No encontro, realizado no auditório do escritório regional da entidade, foi discutido o tema “Imposto de Renda Pessoa Física 2017”.

postado 23/03/2017 10:45:11 - 497 acessos

O SESCAP-PR realizou nesta terça-feira, dia 21, mais uma reunião do Grupo de Estudos em Arapongas. No encontro, realizado no auditório do escritório regional da entidade, foi discutido o tema “Imposto de Renda Pessoa Física 2017”.

Segundo o coordenador do Grupo de Estudos, Fernando Alves Martins, durante os meses de março e abril a maioria dos escritórios contábeis está envolvida com a elaboração da declaração do IR por isso a escolha do tema. “É um assunto complexo e com muitos detalhes. Então é importante essa troca de informações. Acredito que todos puderam sair do encontro com algo a mais de bagagem para o seu dia a dia”, afirmou.

O mediador do encontro, o empresário contábil Luiz Carlos Alvani explicou que as dúvidas mais comuns dominaram a pauta de discussão. Foram debatidos temas como: carnê-leão; livro-caixa; pensão alimentícia; espólio; aluguel; prazo para retificação; dependentes; arredamento de imóvel rural; transmissão da declaração com certificado digital; entre outros.

No entanto, o assunto que mais chamou atenção de Martins foi o tratamento tributário dos rendimentos recebidos por representante comercial. “Essa é uma questão que poucos conhecem e geram diversos equívocos”, disse. Alvani explicou que o representante comercial que explora a atividade como empresário individual está sujeito à retenção do Imposto de Renda Pessoa Física diretamente na fonte. “Tal fato ocorre porque perante o fisco o representante comercial é equiparado à pessoa física, ainda que possua CNPJ ou tenha seus atos constitutivos registrados em cartório ou na junta comercial”, explicou.

O fundamento legal para essa “equiparação” do representante comercial está, de acordo com Alvani, no Artigo 150, §2º, III, do RIR/1999; no item 3 do PN CST nº 28, de 1976; e no ADN CST nº 25, de 1989, bem como na Pergunta 179 do PERGUNTAS & RESPOSTAS do IRPF 2017.

“A falha da Receita, se assim podemos dizer, está na permissão do Representante Comercial com a Natureza Jurídica: Empresário (Individual), recolher seus tributos como Pessoa Jurídica, inclusive deferindo a solicitação de opção ao Simples Nacional”, afirmou Martins.

Grupo de Estudos em Arapongas

Com encontros mensais, o Grupo de Estudos do SESCAP-PR coloca em pauta temas atuais para serem minuciosamente analisados, no intuito de preparar os empresários para as mudanças técnicas exigidas das empresas de serviços. O encontro aberto a todos os associados da entidade. Participe! Mais informações pelo e-mail arapongas@sescap-pr.org ou pelo telefone (43) 3274-4394.

   

Fontes:

Fonte: SESCAP-PR / Rádio FECOPAR / ACECA

Notícia enviada por

ACOMPANHE NOSSAS NOTÍCIAS

Comentários

MATÉRIAS RELACIONADAS

Receba Novidades

receba novidades sobre o site e o fórum de contabilidade em seu e-mail

TOP ENVIO DE Notícias

Consulta de NFes direto da Sefaz Com download automático de XMLs de NFes e NFSes, DANFes e mais

20% de desconto nos primeiros 6 meses! Descontos especiais para escritórios contábeis.

conheça mais

Facebook


Prezados(as) senhores(as), o Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussoes dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro. Ao acessar este site você concorda com os Termos de uso. Página carregada em 0.06 segundos.

Site desenvolvido por
Julio Guimaraes | Rogério César