Contábeis o portal da profissão contábil

28
Jul 2017
07:43
você está em:

Conteúdo » Notícias

Declare Certo orienta população sobre o IRPF

Iniciativa é promovida por empresários contábeis do Sistema Fenacon Sescap/Sescon em todo o País

postado 24/03/2017 13:46:44 - 1.589 acessos

Declarar o Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) é uma tarefa que ainda tira o sono de muitos brasileiros. Cheio de detalhes e com mudanças implementadas a cada ano, o preenchimento do formulário demanda cuidado e exatidão, pois erros considerados simples podem levar o contribuinte à malha fina.

Para esclarecer as principais dúvidas da população na hora de prestar contas à Receita Federal do Brasil (RFB), o Sistema Fenacon Sescap/Sescon realiza a Campanha Declare Certo 2017. Os mutirões gratuitos de orientação sobre o IRPF ocorrem ao longo de março e abril em diversas regiões do País. As ações serão intensificadas entre os dias 25 de março e 9 de abril.

Com o slogan “Evite problemas com o Leão, procure a orientação de um empresário contábil”, os sindicatos filiados à Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon) vão atender a população em parques, praças, shoppings e em suas próprias sedes.

“Os empresários contábeis estarão disponíveis para tirar dúvidas durante a campanha e também poderão indicar profissional habilitado para realizar o preenchimento completo da declaração. O projeto tem como objetivos evitar transtornos para o contribuinte e colaborar com a Receita Federal no sentido de gerar dados cada vez mais precisos”, destaca o presidente da Federação, Mario Elmir Berti.

Na declaração deste ano, passa a ser obrigatório informar o CPF de dependentes com 12 anos completos até 31 de dezembro de 2016. Antes a idade mínima era 14 anos. A intenção da Receita Federal é diminuir o risco de fraudes e a inclusão do mesmo dependente em diferentes declarações. Outros dois pontos demandam atenção em 2017. O primeiro atinge aqueles que participaram do Regime Especial de Regularização Cambial e Tributária ano passado. O segundo ponto diz respeito àqueles que possuem bens e direitos no exterior.

A Receita também divulgou mudanças tecnológicas para este ano. Não será preciso baixar dois softwares – o Programa Gerador da Declaração (PGD) e o Receitanet, usado para transmitir o documento –, pois o download será feito em conjunto. O sistema também vai recuperar automaticamente os nomes quando os CPFs ou CNPJs forem informados no formulário, facilitando o preenchimento da declaração.

Outras informações podem ser obtidas com o Sescap/Sescon de cada região. A lista completa de entidades e os respectivos contatos estão disponíveis no site da Fenacon (www.fenacon.org.br), no menu “sindicatos filiados”.

“Podemos transformar a declaração do imposto de renda em algo menos pesado. Pensando nisso, unimos as informações sobre o IRPF com um circuito de promoção de qualidade de vida”, afirma o presidente do Sescon-RS, Diogo Chamun (foto). Diretores da entidade vão estar à disposição do público no dia 08 de abril, das 15h às 18h30min no Parcão, em Porto Alegre. O objetivo é de esclarecer dúvidas sobre o preenchimento do IRPF e dar dicas para evitar a malha fina. Após o atendimento, cada pessoa será convidada a participar de um circuito de saúde, com massagem, orientações nutricionais e verificação de glicose e IMC. Tudo de maneira gratuita. Mais informações sobre o Declare Certo 2017 - Relaxe com o Imposto de Renda pelo mail sesconrs@sesconrs. com.br

Em 2016, faltando pouco mais de 12h para o final da declaração, cerca de quatro milhões de brasileiros ainda não haviam efetuado o preenchimento, cerca de 15% do total estimado (28,5 milhões). Além das dúvidas corriqueiras, erros no preenchimento, esquecer gastos, não encontrar documentos e ter a rede congestionada são alguns dos problemas comuns para quem deixa para a última hora. Isso gera muita ansiedade e preocupação entre os contribuintes.

Fonte: Jornal do Comércio - RS

Notícia enviada por

ACOMPANHE NOSSAS NOTÍCIAS

Comentários

MATÉRIAS RELACIONADAS

Receba Novidades

receba novidades sobre o site e o fórum de contabilidade em seu e-mail

TOP ENVIO DE Notícias

Certificado Digital certificados digitais com preços promocionais para contadores

desconto de 15% em certificados digitais e pague no boleto ou parcele sem juros no cartão.

conheça mais

Facebook


Prezados(as) senhores(as), o Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussoes dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro. Ao acessar este site você concorda com os Termos de uso. Página carregada em 0.06 segundos.

Site desenvolvido por
Julio Guimaraes | Rogério César