x

Contábil

Portal Dedução parabeniza os Profissionais de Contabilidade

data de hoje é especial para quem se dedica ao exercício da profissão contábil. Em 25 de abril de 1926, por iniciativa do senador e patrono dos Contabilistas, João Lyra Tavares, foi instituído o Dia do Contabilista, prontamente adotado pela classe

26/04/2017 08:11

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Portal Dedução parabeniza os Profissionais de Contabilidade

A data de hoje é especial para quem se dedica ao exercício da profissão contábil. Em 25 de abril de 1926, por iniciativa do senador e patrono dos Contabilistas, João Lyra Tavares, foi instituído o Dia do Contabilista, prontamente adotado pela classe contábil e, posteriormente oficializado pelos órgãos públicos e poderes constituídos.

A história da Contabilidade no Brasil, entretanto, começou antes,  em 1808, quando a família real veio para o Brasil e iniciou o ensino contábil com a aula intitulada “Aula de Comércio da Corte”. A Associação dos Guarda-Livros da Corte é a mais antiga instituição profissional e cultural das Ciência Contábeis no Brasil.

Os conselhos federais e regionais da Contabilidade surgiram através dos sindicatos e institutos existentes e transformados em lei pelo Decreto nº 9295/46, do então presidente Eurico Gaspar Dutra reconhecendo oficialmente a profissão de Contador, uma das mais antigas do País.

Entre os anos 1950 e 60, os contadores e profissionais contábeis no Brasil eram conhecidos como “guarda-livros”, mas a partir dos anos 70, os cursos em nível superior passaram a dar mais visibilidade a estes profissionais que passaram a ser chamados de Contabilista, por lidar com o gerenciamento das empresas e realizar auditorias.

São dessa época, as máquinas elétricas de calcular, as autenticadoras Burroughs, as chamadas fichas tríplices, as cópias de diário em gelatina, dos sistemas Ruff e Front Feed que as pequenas e médias empresas possuíam na época e, claro, uma papelada infinita era arquivada.

Na década de 1980, apareceram os primeiros microcomputadores e os sistemas de troca de informações.

Foi o início da revolução na Contabilidade, com mais velocidade e exatidão em seus números, mas a pilha de papéis continuava.

Houve então um salto a partir de 1990 nos sistemas de gestão das empresas e os serviços contábeis passaram a ter maior importância estratégica exercendo um papel cada vez mais efetivo no dia a dia de qualquer empresa.

Atualmente, neste mundo globalizado, em pleno século 21, os profissionais da Contabilidade, mais de 530 mil atuantes em todo o País, seguem inseridos de forma decisiva no meio digital,  numa clara demonstração de ser esta a profissão que mais evoluiu nos últimos anos, nos permitindo dizer, que o contabilista não é mais apenas o Contador e sim, um consultor de gestão e pessoa de grande influência nas decisões estratégicas das empresas públicas e privadas e das entidades do terceiro setor.

O leque de oportunidades na profissão se expandiu de tal sorte  que hoje os contadores são exigidos também na contabilidade ambiental, no compliance, nas perícias e  em muitas outras atividades que comprovam que ser contador é transformar números em estratégias.

E estratégicas em oportunidades de negócios e desenvolvimento para as empresas, o Brasil e das sociedades em redor do mundo.

Parabéns a todos os Profissionais de Contabilidade em sua data maior.

São os votos da Equipe do Portal Dedução.

Fonte: Portal Dedução

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.