x

Tributário

IRPF: cuidado com os erros de última hora

No ano passado, cerca de 3% das declarações enviadas apresentaram problemas, segundo a Receita

27/04/2017 16:26:01

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
IRPF: cuidado com os erros de última hora

Em 2016, cerca de 772 mil declarações do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) ficaram retidas na malha fina, número que representa 2,61% das declarações feitas no ano.

Os principais motivos, de acordo com o órgão, foram a omissão de rendimentos do titular ou seus dependentes e divergência entre o IRRF informado na declaração e o apresentado na DIRF (Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte).

“Muitos contribuintes esquecem que a Receita Federal possui uma das inteligências fiscais mais modernas do mundo, com inúmeros cruzamentos de dados e informações entre pessoas físicas e jurídicas. Ou seja, cada valor ou dado transmitido será confrontado”, alerta Maurício Tadeu de Luca Gonçalves, CEO da PartWork Associados e diretor da Fecontesp (Federação dos Contabilistas do Estado de SP).

Há poucos dias para o fim do prazo da declaração, o empresário contábil lista alguns dos principais descuidos que podem levar o contribuinte a cair na malha fina. Confira:

- Erro nos dados informados, principalmente os referentes aos números do informe de rendimentos; qualquer diferença de centavos é motivo de malha fina;

- Só devem ser declaradas despesas que podem ser comprovadas;

- Quem possui mais de uma fonte pagadora deve informar todos os valores recebidos, sejam eles pagamentos por serviços, pró-labore, salários ou alugueis;

- Informar uma pessoa como dependente quando ela já está com esse status em outra declaração de IR, assim como não lançar os rendimentos desses dependentes;

- Declarar despesas médicas com valores diferentes dos recibos;

- Informar despesas que não são dedutíveis, como academia, cursos pré-vestibular, remédios, cirurgias estéticas, entre outros;

- Não listar todas as instituições financeiras onde tenha conta bancária ou vínculo;

- Não listar todos os bens ou doações;

- Evolução patrimonial não compatível com a renda declarada;

- Omissão de rendimentos isentos e não tributáveis;

- Operar ações e não informar lucros ou prejuízos;

- Não lançar pensão alimentícia como rendimento.

Por fim, Gonçalves ressalta que é preciso cuidado e bastante atenção na hora de elaborar a declaração, sendo aconselhável o auxílio de uma boa assessoria contábil.

Fonte: Portal Agafisp

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.