x

Economia

Após subir por 2 meses, atividade do comércio cai 0,2% em abril, aponta Serasa

Apesar do recuo dos juros e da inflação, o movimento dos consumidores no varejo ainda é fraco por causa do desemprego, segundo a Serasa.

08/05/2017 15:47

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Após subir por 2 meses, atividade do comércio cai 0,2% em abril, aponta Serasa

atividade do comércio cai 0,2% em abril (Foto: Arte G1)

 

Após dois meses de alta, o movimento dos consumidores nas lojas do comércio de todo o país diminuiu 0,2% em abril, ante março, feitos os ajustes sazonais, estima a Serasa Experian. Na comparação com abril de 2016, o recuo da atividade varejista também foi de 0,2%.

De janeiro a abril, a queda correspondeu a 2,2% ante o mesmo período do ano passado. Em 12 meses, houve baixa de 4,5%, segundo o indicador.

De acordo com os economistas da Serasa Experian, apesar do recuo dos juros e da inflação, o movimento dos consumidores no varejo ainda é fraco por causa do desemprego.

Dos 6 segmentos do comércio varejista pesquisados, 3 tiveram queda de atividade entre março e abril: supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas (-0,6%), móveis, eletroeletrônicos e informática (-1,2%) e combustíveis e lubrificantes (-3,7%). Houve alta em veículos, motos e peças (+2,6%), tecidos, vestuário, calçados e acessórios (+2%) e material de construção (+0,9%).

Na comparação com o primeiro quadrimestre de 2016, todos os segmentos varejistas recuaram: supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas (-3,7%), móveis, eletroeletrônicos e informática (-12,5%), combustíveis e lubrificantes (-3,6%), veículos, motos e peças (-10,4%), tecidos, vestuário, calçados e acessórios (-11,5%) e material de construção (-13,7%).

Este indicador de atividade de comércio é construído, exclusivamente, pelo volume de consultas mensais realizadas por estabelecimentos comerciais à base de dados da Serasa Experian.

Fonte: G1

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.