x

Societário

Relator da reforma trabalhista decide apresentar parecer nesta terça

Na semana passada, após delações da JBS, Ricardo Ferraço (PSDB-ES) anunciou a suspensão do calendário de análise do projeto, mas, nesta segunda (22), comunicou nova decisão

23/05/2017 08:30:19

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Relator da reforma trabalhista decide apresentar parecer nesta terça

Na semana passada, após se tornarem públicas as delações da JBS, Ferraço chegou a anunciar que o calendário de análise do projeto estava suspenso, mas, nesta segunda, disse que decidiu apresentar o parecer porque o Congresso não pode "deixar de trabalhar por causa da crise do governo" que, na avaliação dele, "é gravíssima".

O projeto, enviado pelo governo no ano passado, já foi aprovado pela Câmara dos Deputados e precisa ser aprovado pelo Senado antes de seguir para sanção do presidente Michel Temer. Se o Senado modificar o texto, a proposta terá de retornar à Câmara.

"São vários os ajustes que nós estaremos fazendo nesse projeto. E a estratégia que estamos adotando para que a gente não perca tempo com o projeto é que esses ajustes poderão ser feitos com veto presidencial e poderão ser complementados com edição de medida provisória", afirmou Ferraço. 

Andamento da reforma

Se o relatório for, de fato, apresentado nesta terça, o presidente da CAE, Tasso Jereissati (PSDB-CE), deverá conceder a chamada "vista coletiva", prazo de uma semana para os senadores analisarem o parecer. Depois desse prazo, a medida poderá ser votada pela comissão.

Após ser analisado pela CAE, o projeto de reforma trabalhista precisará passar por votação em outras duas comissões, de Constituição e Justiça (CCJ), sob a relatoria de Romero Jucá (PMDB-RR), e de Assuntos Sociais (CAS), cujo relator também é Ricardo Ferraço.

Questionado nesta segunda sobre se a previsão de concluir a análise da proposta em junho está mantida, Ferraço respondeu: "Um passo de cada vez".

"Não vamos aceitar essa tratorada, quero deixar o meu repúdio. Vamos fazer reunião de líderes para decidir um novo calendário. Não pode o Temer continuar a dar ordem no Senado Federal. É inadmissível a leitura desse relatório", disse.

Delação da JBS

Desde a última quarta (17), o governo vive a maior crise política desde que presidente Michel Temer assumiu.

Os empresários Joesley e Wesley Batista, donos da JBS, fecharam acordo de delação com o Ministério Público Federal no âmbito da Operação Lava Jato e entregaram aos investigadores documentos, fotos e vídeos.

Com base no que foi informado pelos empresários, o ministro do Supremo Tribunal Federal Luiz Edson Fachin, relator da Lava Jato na Corte, autorizou a abertura de inquérito para investigar o presidente Michel Temer.

Diante da crise política, partidos de oposição passaram a liderar no Congresso Nacional um movimento pelo impeachment de Temer. A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) também decidiu, no fim de semana, apresentar pedido de impeachment.

Além disso, segundo o colunista do G1 e da GloboNews Gerson Camarotti, articuladores políticos do governo já foram informados que parte dos parlamentares da base quer a renúncia do presidente.

Neste domingo, Temer recebeu no Palácio da Alvorada cerca de 50 políticos aliados, entre ministros, deputados e senadores. De acordo com o Blog da Andréia Sadi, o presidente organizou o encontro para pedir apoio aos parlamentares para que eles votem medidas econômicas. 

Fonte: G1

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.