x

Tecnologia

ICMS/MT-Novo sistema da Sefaz garante mais segurança e facilidade aos usuários

A Sefaz-MT informa que está disponível, no portal www.sefaz.mt.gov.br, o novo sistema de controle de acesso aos aplicativos e sistemas informatizados da pasta, o “Acesso Web”.

13/06/2017 08:12:13

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
ICMS/MT-Novo sistema da Sefaz garante mais segurança e facilidade aos usuários

A Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz-MT) informa que está disponível, no portal www.sefaz.mt.gov.br, o novo sistema de controle de acesso aos aplicativos e sistemas informatizados da pasta, o “Acesso Web”. Para acessar, o usuário deverá clicar na opção “acesso serviços”, disponível no banner “serviços”, na página principal do site.

De acordo com a Coordenadoria de Tecnologia da Informação (COTI), a ferramenta substitui o antigo “servidor fazendário” e visa dar mais segurança aos usuários que acessam os sistemas. “Trabalhamos para aumentar a segurança aos usuários do sistema e para a Secretaria de Fazenda. Além disso, nos empenhamos para disponibilizar uma nova interface com um layout que facilite a utilização dos sistemas fazendários”, pontuou o analista de sistemas da COTI, André Peripolli.

Dentre as novidades do novo sistema de acesso, está o uso de certificação digital para a autenticação (login). Dessa forma, para algumas funcionalidades específicas, definidas como de alta criticidade, o certificado digital passa a ser obrigatório. A alteração atende a portaria nº 249/2015, que estabelece a obrigatoriedade do uso da ferramenta para acesso a aplicativos e sistemas informatizados sob gestão e administração da Sefaz.

“Os usuários que já possuem certificado digital (e-CPF) poderão utilizá-lo para acesso ao novo sistema, clicando no botão "certificado digital" disponível na tela de autenticação. Para quem não possui certificado digital ainda, o acesso continua a funcionar com os mesmos usuário e senha”, explica André, ressaltando que o “Acesso Web” é destinado a servidores, contabilistas, unidades do Governo, entre outros órgãos do Estado.

Outra novidade é que as solicitações de permissão ao sistema “Acesso Web” serão online. Com isso, os trâmites de liberações serão aprovados ou negados por meio do próprio sistema, sem a necessidade de protocolo de documentos físicos na Gerência de Cadastro e Domicílio Tributário Eletrônico (GCAD), unidade responsável pelo gerenciamento de acessos.

Fonte: SEFAZ/MT

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.