x

Trabalhista

Quem não sacar o abono do PIS hoje, só daqui a um mês

Tem direito até 937 reais quem exerceu atividade remunerada por pelo menos 30 dias em 2015 e ganhou até 2 salários mínimos por mês no período

30/06/2017 15:00:39

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Quem não sacar o abono do PIS hoje, só daqui a um mês

Quem não sacar o abono do PIS hoje, só daqui a um mês

O prazo para sacar o abono salarial do PIS/PASEP relativo ao ano-base 2015 termina nesta sexta-feira (30), mas quem não retirar o dinheiro até hoje terá uma nova chance de fazê-lo a partir do fim de julho.

O trabalhador que perdeu o prazo terá de 27 de julho a 28 de dezembro de 2017 para sacar o abono. O valor do benefício varia entre 78 reais e 937 reais, dependendo do tempo trabalhado.

A prorrogação do prazo foi determinada pelo Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat), que atendeu a uma proposta apresentada pelo ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira.

Até ontem, mais de 1,57 milhão de trabalhadores, 6,49% do total de pessoas com direito ao recurso, ainda não haviam retirado o abono. O dinheiro ainda disponível chega a 1,97 bilhão de reais, segundo Nogueira.

O PIS é o Programa de Integração Social e o PASEP é o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público. Eles são contribuições sociais feitas pelas empresas para financiar os benefícios do seguro-desemprego e do abono salarial.

O PIS é destinado aos funcionários de empresas privadas, regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho  (CLT) . Já o PASEP é destinado aos servidores públicos.

No site do Ministério do Trabalho, é possível checar se você tem direito ao benefício com o CPF ou número do PIS/PASEP e a data de nascimento.

Quem pode sacar?

Para ter direito ao saque, o trabalhador deve estar inscrito nos programas PIS/Pasep há pelo menos cinco anos e ter trabalhado formalmente por pelo menos 30 dias em 2015, com remuneração mensal média de até dois salários mínimos.

Também é preciso que as empresas tenham informado corretamente os dados dos trabalhadores na Relação Anual de Informações Sociais (Rais) .

Se o trabalhador perder o prazo para o saque, os valores não requeridos serão destinados ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) e só poderão ser sacados posteriormente por meio de ação judicial.

Como sacar?

Para sacar o abono do PIS, o trabalhador que possuir Cartão Cidadão e senha cadastrada pode retirar o valor nos terminais de autoatendimento da Caixa Econômica Federal ou em uma Casa Lotérica.

Se a pessoa não tiver o Cartão Cidadão, ela poderá receber o abono em qualquer agência da Caixa mediante apresentação de documento de identificação. Informações podem ser obtidas pelo telefone 0800 726 0227.

Já os servidores públicos que desejam sacar o abono do Pasep precisam verificar se houve depósito na conta. Caso isso não tenha ocorrido, devem procurar uma agência do Banco do Brasil e apresentar um documento de identificação. Mais informações podem ser obtidas pelo número 0800 729 0001.

Fonte: Exame.com

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.