x

Economia

Quantidade de inadimplentes aumenta 2,6% no primeiro semestre, dizem SPC e CNDL

Já na passagem de maio para junho, número de pessoas com contas em atraso teve leve queda.

12/07/2017 09:09:06

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Quantidade de inadimplentes aumenta 2,6% no primeiro semestre, dizem SPC e CNDL

O número de pessoas com contas em atraso aumentou 2,6% no primeiro semestre deste ano, chegando a 59,8 milhões, segundo dados divulgados nesta terça-feira (11) pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).

Na passagem de maio para junho, no entanto, houve leve queda de 0,5% na quantidade de pessoas inadimplentes. Na comparação como mesmo mês do ano passado, quando havia 59,1 milhões de consumidores com pendências, houve alta de 1,1%.

“A estimativa de devedores vem se mantendo próxima ao patamar dos 59 milhões desde o segundo trimestre do último ano. Isso acontece porque, se as dificuldades do cenário recessivo fazem crescer o número de devedores, a maior restrição do crédito e queda na propensão do consumo por parte das famílias, provocada pela própria crise, age na direção contrária, limitando o crescimento da inadimplência”, disse em nota o presidente da CNDL, Honório Pinheiro.

Metade dos que têm entre 30 e 39 anos estão inadimplentes

A pesquisa mostra ainda que a maior proporção de pessoas com contas em atraso ocorre na faixa etária entre 30 e 39 anos, com 50,4%. Já entre as pessoas com 40 e 49, a proporção é de 47,8% e entre os consumidores de 25 a 29 anos, de 46,58%.

Inadimplência por faixa etária
Proporção de consumidores com contas em atraso
 
 SPC Brasil e CNDL

Fonte: G1

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.