x
Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial

Trabalhista

Noroeste liderou geração de vagas no primeiro semestre no Paraná

A região Noroeste foi a campeã de geração de empregos no Paraná no primeiro semestre deste ano.

28/07/2017 08:28

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
 Noroeste liderou geração de vagas no primeiro semestre no Paraná

A região Noroeste foi a campeã de geração de empregos no Paraná no primeiro semestre deste ano. Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego, mostram que foram criados 5.505 novos empregos com carteira assinada na região. O número é resultado da diferença entre contratações e demissões no período.


Primeiro semestre - Com isso, o equivalente a 24% do saldo de empregos no Estado nos primeiros seis meses do ano foram gerados no Noroeste. Em segundo lugar ficou a região Oeste, com 5.361 vagas, seguida pelo Norte Central (5.107), Sudoeste (3.968) e Norte Pioneiro (2.054).


Usinas e confecções - De acordo com Julio Suzuki Júnior, diretor-presidente do Ipardes, a geração de vagas no Noroeste foi impulsionada, principalmente, pelas usinas de açúcar e álcool da região, pela agricultura e pela indústria de confecções. “A região é forte produtora de álcool e açúcar, que teve papel importante na geração de vagas no semestre”, diz Suzuki. Além do emprego nas usinas, o setor também aumentou o ritmo de contratação no campo para a colheita.


Indústria alimentícia - A indústria alimentícia, de bebidas e álcool (que inclui as usinas) gerou 2.892 vagas. A agricultura veio em segundo lugar (1.081), e a indústria têxtil e do vestuário em terceiro (792). “Há polos importantes de confecção em cidades como Paranavaí, Umuarama e Cianorte. E a indústria de vestuário vem se recuperando da crise com aumento das vendas no mercado interno”, diz Suzuki Júnior.


Cidades - Entre as cidades que mais geraram empregos na região Noroeste estão Paranacity, com 599 vagas, Umuarama (521) e Paranavaí (508).


Segundo semestre - O Paraná encerrou o primeiro semestre com saldo total, entre todas as regiões, de 23.189 vagas. Para Suzuki Júnior, a tendência para a segunda metade do ano é que o impacto positivo da agricultura, por questões sazonais, diminua, mas deve ser compensado pelo aumento da geração de vagas de setores como serviços e comércio.


Desempenho - O desempenho no semestre marca a retomada da geração de vagas no Estado. Nos primeiros seis meses de 2016, a geração de postos de trabalho estava negativa em 16.763. Neste ano, os setores de Serviços (12.046), Indústria de Transformação (10.529), Agropecuária (2.594) e Construção Civil (1.110), contribuíram para o saldo positivo.

Fonte: Agência de Notícias do Paraná

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.