x

Economia

Pequenos negócios já empregam mais de 16,9 milhões de brasileiros

Vem crescendo a participação dos pequenos negócios na geração de empregos e na porcentagem de trabalhadores com carteira assinada no país.

04/09/2017 09:08

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Pequenos negócios já empregam mais de 16,9 milhões de brasileiros

Pequenos negócios já empregam mais de 16,9 milhões de brasileiros

Vem crescendo a participação dos pequenos negócios na geração de empregos e na porcentagem de trabalhadores com carteira assinada, que aumentou de 51%, em 2010, para 54%, em 2015.

De acordo com o Sebrae, nesse período o número de empregados nos pequenos negócios passou de 14,7 milhões para 16,9 milhões, registrando uma expansão de 15%. Já nas empresas de maior porte, o número de empregados passou de 13,9 milhões para 14,5, com um crescimento de 4,3%.

Ainda segundo o estudo, em todos os meses, desde 2004, o saldo de geração de empregos concentrou maior número de vagas nos pequenos negócios. Nos meses em que o saldo ficou negativo, as demissões nas empresas de micro e pequeno porte foram inferiores às demissões nas vagas empresas de médio e grande porte.

No primeiro semestre de 2017, as micro e pequenas apresentaram saldo positivo de empregos, com a criação de 211,2 mil postos de trabalho, enquanto as médias e grandes fecharam 162,2 mil. Nos anos de 2015 e 2016, as micro e pequenas empresas demitiram uma média de 242 mil empregados por ano, enquanto que as empresas de maior porte encerraram, em média 1,2 milhão de empregados anualmente.

Apesar do bom desempenho, a obtenção de crédito para as micro e pequenas empresas é apontada como uma das barreiras para a expansão das Micro e Pequenas Empresas, segundo a Associação Comercial de São Paulo.   Segundo pesquisa do Sebrae, 53% do setor indica os juros altos como sendo empecilhos e outros 24% reclamam da burocracia.  A pesquisa revela ainda que 84% dos micro e pequenos empresários não tomaram empréstimo nos últimos seis meses e  49% nunca pegaram empréstimo como pessoa jurídica.

Fonte: Portal Contábeis

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.