x

Economia

Nova queda da taxa de juros Selic pode tornar a poupança menos rentável

A taxa de juros da Selic, que no final de julho caiu de 10,25% ao ano para 9,25%, pode sofrer mais uma queda, já que o Comitê de Política Monetária (Compom) pode cortar pelo menos 0,75 ponto porcentual do índice.

04/09/2017 16:19:54

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Nova queda da taxa de juros Selic pode tornar a poupança menos rentável

Nova queda da taxa de juros Selic pode tornar a poupança menos rentável

A taxa de juros da Selic, que no final de julho caiu de 10,25% ao ano para 9,25%, pode sofrer mais uma queda, já que o Comitê de Política Monetária (Compom) pode cortar pelo menos 0,75 ponto porcentual da Selic, na quarta-feira (6), segundo previsões.  A Selic é a taxa de juros básicos da economia e um dos indicadores econômicos mais importantes, por servir de referência para investimentos e economia como um todo.

Caso a redução se confirme, de 9,25% para 8,25%, a caderneta de poupança deverá ser menos rentável, situação que ocorre sempre que a Selic for igual ou inferior a 8,5%.

A caderneta de poupança, que tem valorização de 0,5% ao mês, mais a Taxa Referencial (TR), passará a render 70% da Selic, mais a TR, o que significa um desempenho do investimento inferior ao verificado atualmente.

Porém, segundo a Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac), o dinheiro investido na poupança continuará rendendo devido à queda da inflação e a isenção do imposto de renda.

Nas simulações da Anefac, entre os rendimentos da poupança com os dos fundos de investimento, as cobranças das taxas de administração, que costumam variar de 15% a 22,5%, acabam inviabilizando a troca, já que o investidor pode receber menos em produtos de renda fixa, ainda que o dinheiro fique na poupança, rendendo 70% da Selic.

Segundo especialistas, orienta-se que o investidor compare a rentabilidade no final da operação.·.

Nova regra

Segundo o boletim Focus, realizado pelo Banco Central, o Copom deve reduzir a taxa Selic em 1 ponto percentual, de 9,25% para 8,25% ao ano. Desde maio de 2012, quando a Selic fica igual ou acima de 8,5% ao ano, a caderneta rende 6,27% ao ano (0,5% ao mês) mais a Taxa Referencial (TR).

Abaixo de 8,5% ao ano, a caderneta rende 70% da taxa Selic. Caso os juros básicos realmente caiam para 8,25% ao ano, a poupança passará a render 5,78%.

Fonte: Portal Contábeis

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.