x

Entidades contábeis lançam a cartilha "CRC-SC na Escola"

26/09/2011 11:11:00

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Entidades contábeis lançam a cartilha

Um belo trabalho, que merece os parabéns". Foi assim que o secretário da Educação de Florianópolis, Rodolfo Pinto da Luz, ex-reitor da Universidade Federal de Santa Catarina, classificou a cartilha "CRCSC na Escola", lançada na quarta-feira passada, pelo Conselho Regional de Contabilidade (CRCSC), Federação dos Contabilistas (Fecontesc) e Sindicato dos Contabilistas (Sindicont) de Joinville. Junto com o deputado estadual Darci de Matos e de várias lideranças contábeis do Estado, Pinto da Luz participou da solenidade de lançamento do material, realizada no auditório do CRCSC, em Florianópolis.

A cartilha, que visa mostrar às crianças a importância de se poupar e administrar bem a mesada, foi apresentada pela presidente do Sindicont de Joinville, Gilda Nessler. Na sequência a psicopedagoga Cláudia Medeiros Soares explicou que a metodologia de ensino trabalha em cima de três conceitos: o gastar, o poupar e o doar. Conforme ela, um projeto piloto será realizado no Centro de Educação Infantil (CEI) Sementinha, envolvendo pais, professores e alunos, com a participação das entidades contábeis e dos acadêmicos do curso de Ciências Contábeis da Sociesc.

Com muitas ilustrações e numa linguagem bastante acessível, o material revela o quanto a contabilidade está presente no nosso dia-a-dia e como é importante para garantir um orçamento familiar equilibrado. "Além de estimular as crianças ao consumo responsável, ressaltamos a importância da emissão da nota fiscal como forma de inibir a sonegação fiscal", destacou Gilda Nessler.

Já o presidente da Fecontesc, Rodolfo Grosskopf, destacou que a entidade se orgulha em contribuir para a formação de uma geração de cidadãos capazes de administrar melhor as suas vidas financeiras e - caso um dia venham a se tornar empresários - os seus próprios negócios. "Como profissionais da contabilidade verificamos - diariamente - como a falta de controle do patrimônio é responsável pela desagregação familiar e também pela falência de várias empresas", observou.

O deputado estadual Darci de Matos lembrou que um projeto de sua autoria, em tramitação na Assembleia Legislativa, propõe a inclusão da Educação Financeira como matéria transversal no currículo da rede pública de ensino. O parlamentar também elogiou a iniciativa do CRCSC, Fecontesc e Sindicont Joinville, considerando-a "magnífica, emblemática e significativa".

Encerrando a solenidade, o presidente do CRCSC, Sergio Faraco, enfatizou a importância do investimento em educação. "Qualquer melhoria ou transformação social passa pela educação", disse.

A cartilha tem o apoio da Domínio Sistemas e Sicredi.

Em Joinville, o lançamento da cartilha acontece no Dia da Criança, 12 de outubro, no CEI Sementinha (Rua Ricardo Karmann, 175 - Bairro Iririú - telefone (47) 3427.1617.

Márcia Quartiero - (48) 8405-7104 / 3348-7195
Assessoria de Comunicação CRC-SC

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.