x

Contábil

Eleições CRC-SP 2017: participe e ajude na renovação e representatividade do conselho

A votação é importante porque demonstra o envolvimento, participação e representatividade dos profissionais contábeis.

07/11/2017 10:17:03

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Eleições CRC-SP 2017: participe e ajude na renovação e representatividade do conselho

Eleições CRC-SP 2017: participe e ajude na renovação e representatividade do conselho

A eleição do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRCSP) para renovação dos conselheiros que compõem a Plenária da entidade e também para a escolha de um novo presidente e quatro vice-presidentes é realizada sempre a cada dois anos. Em 2017, a eleição ocorrerá nos dias 21 e 22 de novembro para a escolha de dois terços dos conselheiros, que formaram uma chapa única – a Chapa União, que tem como slogan União, Trabalho, Ética e Lealdade.

Apesar de realizada a cada dois anos, a proporção da renovação é diferente. Os conselheiros são divididos em um terço (24 conselheiros – 12 efetivos e 12 suplentes) e dois terços (48 conselheiros – 24 efetivos e 24 suplentes). Existe uma eleição para renovação de um terço dos conselheiros e dois anos depois, renova-se a outra parte, os dois terços, de forma sucessiva. O último pleito foi realizado em 2015.

Além de o voto ser obrigatório para profissionais com CRC, sendo facultativo apenas para profissionais com idade igual ou superior a 70 anos, a votação é importante porque demonstra o envolvimento, participação e representatividade dos profissionais contábeis com a própria classe.

As eleições do CRCSP são 100% eletrônicas e realizadas pela internet. Segundo informações do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), já será o terceiro pleito totalmente eletrônico, o que garante a segurança e o sigilo das informações.

Conselheiro suplente desde 2010, William Peterson de Andrade está na Chapa 1 e agora concorre na categoria de efetivo – para um período de quatro anos. Na opinião do conselheiro, a formação de uma chapa única, representando um estado tão grande e pujante como São Paulo demonstra o congraçamento entre as diferentes entidades de classe. “Isso demonstra  união, ética e força entre todas as entidades, já que há representantes de todas as categorias, como auditores, peritos, técnicos e contadores”, afirma.

Sobre a importância do voto e trabalho de conselheiros, Andrade explica que o conselheiro eleito atua como um intermediário entre a região que representa e o conselho estadual. “O profissional que vota é participativo e quer que sua região tenha representatividade, quer estar inteirado da atuação do conselho”, define.

Atribuições dos Conselheiros

Os conselheiros respondem pelo orçamento da entidade, cujas destinações são fiscalizadas pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e pelo Tribunal de Contas da União (TCU). 

O uso dos recursos é auditado por uma auditoria externa e um departamento de auditoria interna do CRCSP. Os conselheiros são responsáveis também pela homologação dos julgamentos realizados no Tribunal Administrativo e de Ética e Disciplina do órgão e tem importante função na valorização da classe contábil, já que eles representam todos os profissionais do Estado de São Paulo. 

Eles podem atuar nas seguintes câmaras: Câmara de Recursos, Câmara de Desenvolvimento Profissional, Câmara de Fiscalização, Câmara de Ética e Disciplina, Câmara de Registro, Câmara de Controle Interno.

Sistema de eleição via internet

O profissional em situação regular poderá, de qualquer local com acesso à internet, inclusive por meio da utilização do seu smartphone, participar do processo eleitoral. Serão enviadas, a todos os profissionais, senhas provisórias, pelos Correios, em envelopes lacrados. 

Essas senhas, para serem utilizadas, deverão ser transformadas em definitivas, mediante a confirmação de uma série de dados pessoais, por parte dos profissionais, diretamente no sistema eletrônico de votação. Aqueles que, por qualquer motivo, não receberem as senhas pelos Correios, têm ainda a possibilidade de gerar uma nova senha provisória no sistema, devendo também, em seguida, transformá-la em definitiva. Com a senha definitiva, é só aguardar os dias de votação para participar do processo. É extremamente simples, cômodo, rápido e seguro.

Por Mariana Bruno, para o Contábeis

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.