ASSISTA AGORA

SEMANA MEI 2018: WEBINAR | Plano de Negócios para Microempreendedores

Contábeis o portal da profissão contábil

23
May 2018
17:22

Empresarial

Ouvidoria do CFC teve 3 mil manifestações em 2017

Relatório aponta que as áreas de Registro e Fiscalização foram as mais demandadas

16/01/2018 13:54

2.232 acessos

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) revela que a Ouvidoria da entidade recebeu,  no período de  11/3/2016 e 31/12/2017, 5.150 manifestações (3 mil, em 2017, e 2.150, em 2016) sobre os mais diversos assuntos ligados à área contábil. As áreas mais demandadas, segundo o relatório, são as de Registro e Fiscalização.

Para o vice-presidente de Administração do CFC, Sergio Faraco, as solicitações sobre o Registro e Fiscalização têm motivo. “Esses dois assuntos fazem parte da finalidade institucional do CFC e são os mais importantes para a formação do profissional da contabilidade”, avisa Faraco.

Ainda, segundo Faraco, “criamos um mecanismo para elevar a qualidade no atendimento do Sistema CFC/CRCs, que tem dado certo e nos orientado para tomar decisões importantes”.

Em março de 2016, a Ouvidoria implantou um sistema totalmente informatizado que melhorou o atendimento e prazo de resposta. “Trabalhamos com mais agilidade e eficiência e  o nosso objetivo é atender o maior número de solicitações em um curto espaço de tempo”, diz o vice-presidente.

No período de 2016 e 2017, destaca-se que o profissional da contabilidade é o que mais solicita informações, seguido pelos estudantes, pessoas jurídicas e outros. O tipo de consulta refere-se às informações sobre os mais diversos assuntos, solicitações, reclamações, sugestões, elogios e denúncias.

Os estados que mais demandaram solicitações no período foram São Paulo, Minas Gerais e Rio Janeiro. De acordo com o vice-presidente,  “esses estados concentram o maior número de profissionais no país”. O relatório apresenta, ainda,  quais foram os assuntos mais solicitados no período. Em primeiro lugar o Exame de Suficiência (535 solicitações), seguido pelo Registro Profissional (375 solicitações), Fiscalização (219 solicitações) e o Posicionamento político-institucional do CFC (210).

Criada em 2014 com o propósito de receber sugestões, elogios, solicitações, reclamações e denúncias referentes aos serviços prestados pelo Sistema CFC/CRCs, a Ouvidoria do CFC entra, neste ano, no seu quarto ano de funcionamento. “Com a agilidade das informações, principalmente com a projeção do trabalho do CFC nas redes sociais, o número de solicitações certamente tende a aumentar”, lembra Faraco.

Fonte: CFC

 

MATÉRIAS RELACIONADAS

Receba Novidades

receba novidades sobre o site e o fórum de contabilidade em seu e-mail

x

CADASTRE-SE
GRATUITAMENTE

e faça parte da maior
comunidade contabil
da internet brasileira

x

Faça parte da maior
comunidade da internet
brasileira
, e receba nosso
conteúdo gratuitamente

CADASTRE-SE GRÁTIS

ENVIAR

Ao se cadastrar, você aceita os termos de uso do portal Contábeis.

CADASTRE-SE COM AS REDES SOCIAIS

x

OLÁ ROGÉRIO

vocÊ sabia que você pode
enviar artigos pelo site ?

x

digite seu email ao lado
para receber a senha
em sua caixa de entrada.

RECUPERAR MINHA SENHA

ENVIAR
x

Parabéns!

Veja os próximos passos
para aproveitar tudo o que
preparamos para você.

x

Cadastro efetuado com sucesso !
Enviamos para seu e-mail os procedimentos para confirmação de seu cadastro.
Ele será concluído depois que você fizer a confirmação via e-mail.

Caso não tenha recebido:

* Aguarde mais alguns minutos.
* Verifique sua pasta de spam (ou lixo eletrônico).
* Solicite o reenvio da mensagem de confirmação clicando aqui.

Prezados(as) senhores(as), o Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussoes dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro. Ao acessar este site você concorda com os Termos de uso.

Site desenvolvido por
Julio Guimarães | Rogério César