x

Economia

Acordo entre Sebrae e BNDES recebe apoio do Ministério do Trabalho

"Destravar para melhor empreender e melhor empregar". Essa foi a mensagem do ministro interino do Trabalho, Helton Yomura, dirigida aos participantes da cerimônia de assinatura do Acordo de Cooperação Técnica entre o Serviço Brasileiro de Apoio

17/01/2018 16:25

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Acordo entre Sebrae e BNDES recebe apoio do Ministério do Trabalho

Acordo entre Sebrae e BNDES recebe apoio do Ministério do Trabalho

“Destravar para melhor empreender e melhor empregar”. Essa foi a mensagem do ministro interino do Trabalho, Helton Yomura, dirigida aos participantes da cerimônia de assinatura do Acordo de Cooperação Técnica entre o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), nesta quarta-feira (17), em Brasília. A parceria tem como objetivo viabilizar ações de apoio técnico para acesso a financiamentos aos pequenos negócios.

Yomura destacou que a pasta apoia iniciativas que tenham como viés o estímulo à retomada do crescimento econômico e, consequentemente, a geração de empregos no Brasil. “Todas as modalidades de ocupação são bem vistas pelo Ministério. Nosso propósito é trazer o trabalhador para a formalidade, e o empreendedorismo cumpre esse papel”, salientou.

Ele reforçou que o Ministério do Trabalho tem atuado com ferramentas importantes para motivar o crescimento da atividade empreendedora. “Lançamos na semana passada o eSocial para empresas, com o intuito de promover a desburocratização, facilitando o dia a dia do empregador. Isso será motivo de muito empreendedorismo”. Yomura também mencionou outras ferramentas de apoio ao empregador, a exemplo da Carteira de Trabalho digital.

Sobre o acordo – Uma pesquisa realizada pelo Sebrae em 2017 constatou que apenas 21% dos pequenos negócios utilizam linhas de crédito do BNDES. O estudo apontou que as microempresas são as que menos conhecem as soluções do banco. A partir daí, as entidades celebraram acordo centrado na concessão de crédito orientado. A estimativa é de que os financiamentos do BNDES às micro e pequenas empresas cheguem a R$ 6 bilhões. “O crédito é o combustível para as micro e pequenas empresas. Essa ação cooperacional já está em andamento para beneficiá-las”, enfatizou o presidente do Sebrae Nacional, Guilherme Afif Domingos.

A solenidade de assinatura do acordo contou ainda com a presença do ministro interino do MDIC, Marcos Jorge de Lima, e do diretor do BNDES Ricardo Luiz de Souza Ramos.

Suendi Peres
Jornalista
Ascom/GM
Ministério do Trabalho
(61) 2021 5659
[email protected]

Fonte: Ministério do Trabalho

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.