x

Tributário

Imposto de Renda 2018: veja 4 motivos para declarar mesmo sem ser obrigado

Além de poder usar a declaração para obter vistos de viagem ao exterior, ela também funciona como comprovante de renda.

27/03/2018 08:25:03

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Imposto de Renda 2018: veja 4 motivos para declarar mesmo sem ser obrigado

Imposto de Renda 2018: veja 4 motivos para declarar mesmo sem ser obrigado

Mesmo que não tenha recebido mais de R$ 28.559,70 em 2017 ou se enquadre nas demais condições que tornam obrigatória a declaração do Imposto de Renda 2018, o brasileiro pode prestar contas com a Receita Federal se quiser.

 

Declaração de imposto de renda pode ser usada para emissão de visto de viagem ao exterior. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Mas por que alguém vai enviar a declaração à Receita Federal sem ser obrigado?

O G1 listou quatro motivos para declarar o IR, com a ajuda de Heber Dionísio, sócio e contador responsável pela operação da Contabilizei Contabilidade e Janssen Murayama, advogado tributarista, sócio do Murayama Advogados.

  1. Emissão de visto: o contribuinte pode ter de apresentar a declaração ao consulado de um país para emissão de visto de viagem ao exterior;
  2. Restituição de imposto: Quem teve retenção ou pagamento de imposto em algum mês durante o ano, pode fazer a declaração para reaver parte ou todo o imposto. A restituição será feita com os valores reajustados pela taxa Selic;
  3. Comprovante de renda: a declaração de Imposto de Renda é utilizada hoje por bancos financeiros como comprovante de renda. Isso pode ajudar trabalhador sem carteira assinada a conseguir, por exemplo, crédito em bancos;
  4. Comprovante de patrimônio: O contribuinte também pode comprovar situação patrimonial, uma vez que os bens devem estar justificados na declaração.

Fonte: G1

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.