x

Certidão negativa emitida via Internet no Recife

11/10/2011 08:23:24

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Certidão negativa emitida via Internet no Recife

Firmas e empreendedores individuais (EI) passaram a contar com uma ferramenta para agilizar questões burocráticas dos negócios. A Prefeitura da Cidade do Recife (PCR) passou a oferecer mais um serviço online: a emissão de certidão negativa de todos os tributos municipais. “Antes, as pessoas tinham que vir à prefeitura. Era preciso dar entrada em um protocolo. Então, os funcionários ficavam pesquisando manualmente”, contou o diretor geral de Administração Tributária, Antônio Gomes.

“Sociedades anônimas já tinham esse serviço. Para os autônomos, é diferente. Era um programa que a gente precisava ter. A quantidade de empresas nesse perfil é relativamente grande. Só de Empreendedor Individual, tem 15 mil no cadastro do ano passado para cá. Acredito que, aproximadamente, 30 mil empresas devem se beneficiar. Esse serviço foi liberado na semana passada, como teste. No entanto, as pessoas já podem utilizar o benefício”, falou Gomes.

Para poder ter acesso à certidão negativa, é preciso acessar o site da PCR (http://www.recife.pe.gov.br) e clicar em “Atendimento ao Contribuinte”. Em seguida, é necessário acessar o link “Empresa/Autônomo”, “Extrato de Débito” e “Certidão Negativa”. Depois de concluir esse caminho, o próximo passo é digitar o número de inscrição (CNPJ ou CPF). Se estiver em dia, será emitida a certidão naturalmente.

As firmas individuais não são empreendedores autônomos. No caso da primeira, há elementos produtivos para a produção ou circulação de bens e serviços. No caso dos EI, são aqueles que possuem faturamento máximo de R$ 36 mil por ano. Os dois podem ter um único empregado contratado, que receba salário mínimo ou piso da categoria.

Fonte: Folha de Pernambuco

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.