Contábeis o portal da profissão contábil

23
Jun 2018
18:35

Economia

Selic a 6,5% deixa a poupança mais atrativa que fundos de renda fixa

O Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) manteve, na quarta-feira (16), a Selic em 6,50% ao ano -o menor patamar histórico para a taxa básica de juros da economia - desde que o Copom foi criado, em 1996.

18/05/2018 14:03

4.671 acessos

selic taxa básica

O Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) manteve, na quarta-feira (16), a Selic em 6,50% ao ano —o menor patamar histórico para a taxa básica de juros da economia - desde que o Copom foi criado, em 1996.
 
Além da  influência na remuneração da poupança, a queda da Selic também reduz o retorno de outros investimentos de renda fixa, diminuindo a diferença de rentabilidade entre a caderneta e as demais aplicações —em alguns casos, a poupança pode até render mais, dependendo do prazo.
 
Projeções do Boletim Focus do Banco Central apontavam um corte de 0,25% percentual na taxa de juros na reunião, o que levaria a Selic para 6,25% ao ano e seria o décimo terceiro corte consecutivo na taxa - situação que não se concretizou. 
 
Desde setembro, a poupança passou a render menos devido a uma regra criada em 2012. Quando a Selic está acima de 8,5% ao ano, a rentabilidade da poupança é de 6,27% ao ano (0,5% ao mês) mais TR (Taxa Referencial), mas quando a Selic é igual ou menor que 8,5%, a poupança passa a render 70% da Selic mais TR.
 
A Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac) estima o rendimento mensal da poupança em 0,37%, com a Selic a 6,5% ao ano.
 
Simulações feitas pela entidade indicam que a poupança estaria mais atrativa que a maioria dos fundos de investimento de renda fixa, em especial àqueles com taxa de administração mais altas. Pelas contas da associação, fundos com taxa de até 0,5% ao ano têm rentabilidade maior que a da poupança, independentemente do prazo de resgate considerado. A caderneta empata com fundos com taxa de 1% ao ano em caso de resgate em até seis meses e perde se o prazo for superior a esse período. 
 
A poupança empata também com fundos com taxa de administração de 1,5% se o resgate for feito entre um e dois anos, e perde se o dinheiro for sacado acima de dois anos. Já fundos com taxas iguais ou superiores a 2% ao ano perdem para a caderneta independentemente do prazo considerado.
 
No dia a dia, a Selic em patamar mais baixo gera impactos positivos e negativos. No contexto atual, alguns especialistas analisam que o corte nos juros tende a estimular o investimento das empresas na produção e o consumo das famílias.
 
O momento também é oportuno para o consumidor que tem dívidas de médio e longo prazo, como financiamentos de carro ou casa que foram feitos sobre juros maiores. Pode ser um bom momento para fazer a portabilidade de dívidas e pagar menos juros.  
 
Com um possível estímulo ao consumo e queda de juros, também há um fôlego na economia e no crescimento das empresas. 
 
Os cortes seguidos na Selic haviam começado em outubro de 2016, quando diminuiu de 14,25% para 14%.
 
Anefac, Uol

Por Mariana Bruno para o Portal Contábeis

Enviado por

Redação Contábeis

MATÉRIAS RELACIONADAS

Receba Novidades

receba novidades sobre o site e o fórum de contabilidade em seu e-mail

x

CADASTRE-SE
GRATUITAMENTE

e faça parte da maior
comunidade contabil
da internet brasileira

x

Faça parte da maior
comunidade da internet
brasileira
, e receba nosso
conteúdo gratuitamente

CADASTRE-SE GRÁTIS

ENVIAR

Ao se cadastrar, você aceita os termos de uso do portal Contábeis.

CADASTRE-SE COM AS REDES SOCIAIS

x

OLÁ ROGÉRIO

vocÊ sabia que você pode
enviar artigos pelo site ?

x

digite seu email ao lado
para receber a senha
em sua caixa de entrada.

RECUPERAR MINHA SENHA

ENVIAR
x

Parabéns!

Veja os próximos passos
para aproveitar tudo o que
preparamos para você.

x

Cadastro efetuado com sucesso !
Enviamos para seu e-mail os procedimentos para confirmação de seu cadastro.
Ele será concluído depois que você fizer a confirmação via e-mail.

Caso não tenha recebido:

* Aguarde mais alguns minutos.
* Verifique sua pasta de spam (ou lixo eletrônico).
* Solicite o reenvio da mensagem de confirmação clicando aqui.

Prezados(as) senhores(as), o Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussoes dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro. Ao acessar este site você concorda com os Termos de uso.

Site desenvolvido por
Julio Guimarães | Rogério César