x

3 perguntas que revelam o perfil do candidato em uma entrevista de emprego

Vai conduzir uma entrevista de emprego? Confira 3 questionamentos que revelam como é um candidato a vaga.

15/02/2013 09:45:58

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
3 perguntas que revelam o perfil do candidato em uma entrevista de emprego

Para Aaron Hurst, fundador da Taproot Foundation, uma organização que incentiva o trabalho voluntário, é difícil saber se os candidatos a uma vaga estão sendo sinceros na hora de responder às perguntas de uma entrevista de emprego. Nas entrevistas que ele conduz, usa três questões que fornecem respostas mais reveladoras sobre os candidatos. Veja quais são as perguntas, e as interpretações do recrutador:

1. "A sua última empresa fazia avaliação de desempenho?"

Se a resposta do candidato for positiva, ele pergunta, então, o que a última avaliação dizia a respeito do potencial do profissional entrevistado. Se a resposta for não, ele pede para que a pessoa diga o que o seu antigo avaliador diria.

2. "Vamos fingir que você conseguiu o emprego, passaram-se três meses e nós chegamos à conclusão de que não funcionou. Por que você acha que isso aconteceu?"

Nesse momento, o entrevistador deve ficar atento às justificavas apresentadas pelo candidato. Ele pode revelar alguns defeitos ou até mesmo qualidades importantes que não havia mencionado antes.

3. "Pense em um ótimo ex-colega. Me fale sobre essa pessoa e diga por que ela te ajudava. Descreva também alguém que você respeitava e que era bom no seu trabalho, mas que você achava que sugava sua energia e que você tentava evitar no trabalho. Por que ela não ajudava seu estado de espírito?"

Em situações como essa, o candidato irá refletir sobre o que ele gosta em um ambiente de trabalho e também o que ele não tolera nos colegas. Com essas informações, você saberá se encontrou ou não o profissional ideal para a vaga.

Por: Universia

Fonte: Infomoney

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.