Contábeis o portal da profissão contábil

18
Jan 2019
10:24

artigo

O massacre a classe contábil no Brasil

Devido a extensa lista de obrigações acessórias, atualizações tributárias e novas regras que afetam a classe contábil brasileira, cada vez mais a contabilidade vem sendo massacrada por imposições governamentais que afetam o desempenho do contador.

21/01/2015 15:15

Devido a extensa lista de obrigações acessórias, atualizações tributárias e novas regras que afetam a classe contábil brasileira, cada vez mais a contabilidade vem sendo massacrada por imposições governamentais que afetam o desempenho do contador.

Nos últimos anos a classe contábil tem passado por uma série de mudanças que vem transformando a sua figura dentro do cenário brasileiro, passando de uma simples coadjuvante para uma importante e essencial ferramenta de aprimoramento fiscal e crescimento econômico do país. Junto com as transformações,vem na bagagem uma série de responsabilidades impostas ao profissional responsável por conciliar toda essa avalanche de obrigações, afim de evitar pesadas punições financeiras que em muitos casos levam a demissão do profissional.

Em meio a um vasto e complicado emaranhado de leis o contador precisa ser bastante cauteloso e flexissível em suas decisoões para que não haja retrabalhos posteriores, pois uma "interpretação em falso" o conduzirá ao erro. E ai esta o X da questão, como ser cauteloso e flexissível em meio a uma legislação falha e imprecisa? Talvez este seja o momento de exigir melhores condições para a melhoria nas informações fornecidas por orçãos do governo com o objetivo de aprimorar a classe no brasil.

O novos rumos da contabilidade no Brasil estão sendo traçados, e ao que tudo indica, estamos indo rumo a escravidão imposta pela prestação de serviços ao governo e não as empresas e instituições.

 

 



Escrito por

Matheus Hermes

Trabalho a oito anos em um escritório contábil onde tive como meu primeiro cargo a função de menor aprendiz, buscando sempre evoluir fui galgando cargos superiores até chegar ao meu cargo atual como gerente operacional, responsável por uma equipe composto por 14 colaboradores, supervisionando rotinas fiscais, contábeis, recursos humanos, financeiras, administrativas, logística e apoiando a gestão da qualidade juntamente com a certificação ISO.

MATÉRIAS RELACIONADAS

Receba Novidades

receba novidades sobre o site e o fórum de contabilidade em seu e-mail

x

CADASTRE-SE
GRATUITAMENTE

e faça parte da maior
comunidade contabil
da internet brasileira

x

Faça parte da maior
comunidade da internet
brasileira
, e receba nosso
conteúdo gratuitamente

CADASTRE-SE GRÁTIS

ENVIAR

Ao se cadastrar, você aceita os termos de uso do portal Contábeis.

CADASTRE-SE COM AS REDES SOCIAIS

x

OLÁ ROGÉRIO

vocÊ sabia que você pode
enviar artigos pelo site ?

x

digite seu email ao lado
para receber a senha
em sua caixa de entrada.

RECUPERAR MINHA SENHA

ENVIAR
x

Parabéns!

Veja os próximos passos
para aproveitar tudo o que
preparamos para você.

x

Cadastro efetuado com sucesso !
Enviamos para seu e-mail os procedimentos para confirmação de seu cadastro.
Ele será concluído depois que você fizer a confirmação via e-mail.

Caso não tenha recebido:

* Aguarde mais alguns minutos.
* Verifique sua pasta de spam (ou lixo eletrônico).
* Solicite o reenvio da mensagem de confirmação clicando aqui.

Prezados(as) senhores(as), o Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussoes dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro. Ao acessar este site você concorda com os Termos de uso.

Site desenvolvido por
Julio Guimarães | Rogério César