x

Empresarial

Cuidados a serem tomados na distribuição de Resultados Lucros e/ou Prejuízos, critérios a serem adotados por uma boa gestão do negocio.

As providencias a serem adotadas, e as analises, bem como os cenários e projeções futuras, para que a distribuição de resultados não se torne , um drama no presente, e nem um tormento no futuro, entre os sócios e/ou acionistas.

16/07/2018 08:46:53

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Cuidados a serem tomados na distribuição de Resultados Lucros e/ou Prejuízos, critérios a serem adotados por uma boa gestão do negocio.

Cuidados a serem tomados na distribuição de Resultados Lucros e/ou Prejuízos, critérios a serem adotados por uma boa gestão do negocio.

 A distribuiçao dos resultados sejam eles lucros e/ou prejuizos em uma sociedade, seja ltda, ou uma S/A, deve ser precedido, de estudos envolvendo a area contabil, comercial, financeira , tributaria , enfim todas as areas, cuja distribuiçao ira afetar.  


Sendo conveniente, e porque nao obrigatorio, uma reuniao e/ou assembleia, para definir os procedimentos a serem tomados, com base na apresentaçao dos resultados pela direçao do empreendimento. Isto e fundamental no planejamento, visto que a responsabilidade fica assim sobre todos os participantes, e nao totalmente sobre a diretoria, que esteja a frente do negocio.


Esta reuniao deve ser apresentada, munida da documentaçao contabil e financeira, que de suporte ao que ira ser decidido por unanimidade preferencialmente, so assim se caminha para a prosperidade de qualquer negocio. Tendo em vista que um conjunto de pessoas, em geral tras mais beneficios e consequentemente melhores resultados, do que umas poucas cabeças a decidir, açoes que irao influenciar no conjunto de  resultados futuros.


O cuidado maior, ha meu ver e o excesso de confiança, nas previsoes de evoluçao do negocio, bem como a resultados futuros, ou seja, nao se deve ser pesimista, mas como todos sabem a coragem fica entre  a covardia e a insensates, o que ocorre com certa frequencia, e exatamente o excesso de confiança, e nas projeçoes otimistas do futuro do negocio, dai resultando  açoes mal planejadas, com graves repercusoes nos resultados. Nao devemos ser pessimistas em nossas projeçoes, mas tambem nao otimistas, mas sim realistas, ou seja, considerar varios aspectos do negocio, e cenarios futuros, nao so da atividade desenvolvida, mas de um todo geral, pois os aspectos politicos e sociais, fazem parte do conjunto de dados de uma projeçao bem elaborada..


 A ideia principal que desejo transmitir, e que todos os empreendedores, devem ter por meta, progredir, mas com segurança, ou seja, dividir lucros e bom, mas prejuizos e problemas ninguem gosta de os ter, entao ao distribuir lucros, cuiden-se para que os valores sejam adequadamente avaliados, bem como se e o momento oportuno de se distribuir os mesmos.


Manoel Luiz Ribeiro Silva.
Consultor de empresas

Bacharel em Ciencias Contabeis e em Administraçao de Empresas




 



Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.