C U R S O   O N - L I N E

Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física 2019. Aprenda com quem vive a contabilidade.

Contábeis o portal da profissão contábil

20
Feb 2019
10:54

Carreira

Profissão Contábil, Um ofício NÃO perecível !

Acreditar no fim da profissão contábil e vislumbrar que a mesma será plenamente substituída pela máquina, é o mesmo que desprezar a indispensável necessidade das relações interpessoais. Você acredita mesmo nessa possibilidade ?

22/01/2019 14:04

Contabilidade Profissão Contábil

Acreditar no fim da profissão contábil e vislumbrar que a mesma será plenamente substituída pela máquina, é o mesmo que desprezar a indispensável necessidade das relações interpessoais.


Image and video hosting by TinyPic

Com os notáveis avanços tecnológicos e com o aperfeiçoamento de programas contábeis, coloca-se em dúvida (para alguns) se a contabilidade seria uma ciência ou um mero instrumento de escrituração contábil (registro).

Prontamente, é necessário que saibamos o conceito de ciência (Do latim scientia.ae.)

Aurélio Buarque de Holanda conceitua ciência como ‘’o conjunto organizado de conhecimento sobre determinado objeto, em especial os obtidos mediante a observação, dos fatos e um método próprio’’. (Dicionário Aurélio).

Classicamente, o objetivo principal da ciência tem sido o da construção de conhecimento e compreensão, independentemente das suas potenciais aplicações.

Ao conceituarmos a palavra ‘’Técnica’’, identificamos que é conjunto de procedimentos ligados a uma arte ou ciência.

Neste proposito, consideramos que a técnica é algo inerente a atividade do ser humano, ou seja, a técnica é algo que dia a dia se aperfeiçoa, sem se preocupar com a produção de conhecimento.

Historicamente, infinito é o número de pesquisadores que reconhecem a contabilidade como ciência pura e não apenas um conjunto de meros procedimentos escriturais.

Ciência essa que sempre corrobora com o estudo racionalizado das ações e fenômenos econômicos que compõe a base da sociedade moderna.

Dito isto, desconheço, até o presente momento, alguma máquina capaz de produzir conhecimento.

Logo, a contabilidade não vai acabar, os cursos de CIÊNCIAS Contábeis já sofrem mutações para que se adaptem as tendências contemporâneas, mas não deixarão de existir

Na contramão de todas as “afirmações midiáticas” expostas nas últimas semanas, uma pesquisa realizada pela ManpowerGroup revelou que a PROFISSÃO CONTÁBIL esta entre as dez habilidades mais procuradas no Brasil e no mundo. No entanto, vários são os quesitos que atrapalham a inserção ou recolocação desse profissional no mercado.

 

Image and video hosting by TinyPic

Observa-se que as empresas, buscam profissionais que, além de qualificados, saibam se relacionar com clientes, colegas e gestores. Ou seja, o quesito relacionamento interpessoal tem sido peça chave.

Fazendo uso da seguinte afirmação do saudoso Benjamin Franklin - “INVESTIR EM CONHECIMENTO RENDE SEMPRE OS MELHORES JUROS”. Creio que, ao invés de nos apavorarmos com a revolução tecnológica, devemos buscar meios de ampliar a nossa matriz de conhecimentos e utilizar o “NOVO” em nosso favor.

E Por fim, NÃO vamos dar cabimento ao comentários infundados que referenciam a extinção da profissão contábil. Nosso ofício é mutável, adaptável e NUNCA será dispensável.

Escrito por

Adalberto Vitor

MATÉRIAS RELACIONADAS

Receba Novidades

receba novidades sobre o site e o fórum de contabilidade em seu e-mail

x

CADASTRE-SE
GRATUITAMENTE

e faça parte da maior
comunidade contabil
da internet brasileira

x

Faça parte da maior
comunidade da internet
brasileira
, e receba nosso
conteúdo gratuitamente

CADASTRE-SE GRÁTIS

ENVIAR

Ao se cadastrar, você aceita os termos de uso do portal Contábeis.

CADASTRE-SE COM AS REDES SOCIAIS

x

OLÁ ROGÉRIO

vocÊ sabia que você pode
enviar artigos pelo site ?

x

digite seu email ao lado
para receber a senha
em sua caixa de entrada.

RECUPERAR MINHA SENHA

ENVIAR
x

Parabéns!

Veja os próximos passos
para aproveitar tudo o que
preparamos para você.

x

Cadastro efetuado com sucesso !
Enviamos para seu e-mail os procedimentos para confirmação de seu cadastro.
Ele será concluído depois que você fizer a confirmação via e-mail.

Caso não tenha recebido:

* Aguarde mais alguns minutos.
* Verifique sua pasta de spam (ou lixo eletrônico).
* Solicite o reenvio da mensagem de confirmação clicando aqui.

Prezados(as) senhores(as), o Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussoes dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro. Ao acessar este site você concorda com os Termos de uso.

Site desenvolvido por
Julio Guimarães | Rogério César