x

DEFIS

Empresa do Simples Nacional, chegou a hora da DEFIS

A Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais (DEFIS), é uma obrigação acessória para empresas que optaram pelo regime de tributação do Simples Nacional.

06/05/2021 13:30:01

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Empresa do Simples Nacional, chegou a hora da DEFIS

Empresa do Simples Nacional, chegou a hora da DEFIS Foto: zhuanlan.zhihu.com

A Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais (DEFIS), é uma obrigação acessória para empresas que optaram pelo regime de tributação do Simples Nacional.

Esta declaração comunica a Receita Federal do Brasil dados fiscais, societários e econômicos da empresa.

As principais informações que devem constar na DEFIS:

- Informações do quadro societário e os rendimentos dos sócios.

- Quantidade de colaboradores do início final da declaração.

- Ganho de capital.

- Lucros apurados.

- Saldo inicial e final de recursos disponíveis.

- Valor total das despesas.

- Estoque inicial e final.

Este ano o prazo para entrega da DEFIS ano calendário de 2020 será até 31 de maio de 2021, prazo prorrogado através da Resolução CGSN 159/2021.

A entrega desta declaração é realizada no portal do Simples Nacional link: https://www8.receita.fazenda.gov.br/SimplesNacional/ .

Esta declaração não tem previsão de multa conforme a resolução CGSN 94/2011, porém a falta de entrega desta não deixará ser realizadas as apurações mensais no PGDAS para impressão dos impostos.

A DEFIS é documento também para comprovação da regularidade da empresa, sendo solicitado para comprovação por Instituições bancárias, fornecedores e outros.

Assim para evitar problemas futuros e custos adicionais procure seu contador para que possam reunir as informações e realizar a entrega desta declaração dentro do prazo estipulado em Lei.

Fonte: Alexandre Dell’ Orti - Contador

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.