x

Artigo previdenciário

Fator Acidentário de Prevenção – FAP

Neste artigo, entenda a divulgação do Ministério da Previdência do Fator acidentário de Prevenção que acontecerá ainda neste mês.

24/09/2021 17:30:01

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Fator Acidentário de Prevenção – FAP

Fator Acidentário de Prevenção – FAP Pexels

De acordo com a Portaria Interministerial MPT/ME nº 2, de 10 de setembro de 2021, no fim deste mês, o Ministério da Previdência divulgará o Fator Acidentário de Prevenção – FAP válido para o ano de 2022.

O FAP é representado por um índice que varia de 0.500 a 2.000, calculado com base no desempenho acidentário (frequência, gravidade e custo) de cada uma das empresas que possuem a mesma atividade econômica preponderante (assim considerada aquela que representa a atividade econômica desempenhada pela maior parte dos empregados, em cada estabelecimento da empresa).

O índice do FAP é aplicado sobre a alíquota da contribuição SAT/GILRAT, correspondente a 1, 2 ou 3% (de acordo com a atividade econômica preponderante de cada estabelecimento da empresa).

Assim, as empresas com os melhores índices de acidentalidade terão um FAP inferior a 1.000, o que ocasionará a redução do valor da contribuição SAT/GILRAT de 2022. Já as empresas com os piores índices de acidentalidade terão um FAP superior a 1.000, o que ocasionará a majoração do valor da contribuição SAT/GILRAT de 2022.

Vale destacar que para o FAP de 2022 serão considerados os afastamentos ocorridos nos anos de 2019 e 2020.

A Portaria Interministerial nº 2/2021 prevê a possibilidade das empresas contestarem administrativamente os índices que compuseram o cálculo do FAP, no período de 1º a 30 de novembro de 2021, por intermédio de formulário eletrônico. 

Como não são raros os casos em que são computados dados incorretos ou indevidos (CAT de trabalhadores sem vínculo com a empresa; CAT em duplicidade; afastamentos inferiores a 15 dias, que não geraram a concessão de benefícios; quantidade média de vínculo de empregos e massa salarial equivocados, entre outros), é extremamente importante que as empresas consultem os dados descritos nos extratos disponibilizados pela Previdência Social.

Por fim, uma provocação: comparem o “Valor Total de Benefícios Pagos” descrito no extrato do FAP e o compare com os valores da contribuição SAT/GILRAT recolhidos pela empresa no mesmo período.

Em 99% dos casos, os valores pagos pela empresa superam o valor gasto pela Previdência Social com a concessão dos benefícios. Afinal, para onde vai o nosso dinheiro?

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.