x

FINANCEIRO

Consultoria financeira para equilibrar seu fluxo de caixa

O fluxo de caixa é uma ferramenta essencial para os empreendedores, permitindo administrar e controlar as movimentações e transações financeiras de sua empresa.

28/03/2022 18:00:02

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Finanças: consultoria para equilíbrio do fluxo de caixa

Consultoria financeira para equilibrar seu fluxo de caixa Pixabay

O controle e acompanhamento do fluxo de caixa permite que o empresário realize o lançamento das contas a pagar e dos direitos a receber, além de estimativas de receitas e despesas.

Além disso, é possível saber se há saldo disponível, possibilitando que as decisões sejam tomadas antecipadamente.

O fluxo de caixa é de grande importância para as finanças de seu negócio. E nada melhor do que contar com uma consultoria financeira para equilibrar e fortalecer seus processos.

Como a consultoria financeira pode equilibrar seu fluxo de caixa

Enquanto você se dedica aos assuntos mais estratégicos da empresa, uma consultoria financeira cuidará do fluxo de caixa, utilizando os seguintes passos:

  • Registro e categorização de todas as movimentações: as contas são organizadas da maneira correta, evitando assim o desperdício de dinheiro. Tudo deve ser separado em categorias diferentes, facilitando a identificação dos gastos e das receitas.
  • Verificação do fluxo diariamente: todas as movimentações precisam ser acompanhadas constantemente. Assim, é possível se planejar, prever situações complicadas e tomas decisões rápidas ara manter o negócio com a saúde financeira em dia.
  • Planejamento e gerenciamento do estoque: isso facilita o controle dos suprimentos, mostra o quanto e quando comprar produtos e o investimento a ser aplicado.
  • Fazer uma projeção média do fluxo do caixa para todo o ano: o consultor pode avaliar diferentes cenários e preparar o empreendedor para as mais diferentes adversidades e dar respostas rápidas aos possíveis problemas que possam aparecer no decorrer do tempo.
  • Avaliação do capital de giro: nem sempre uma empresa obtém o retorno de uma venda de produtos ou serviços. A consultoria orienta como e quando renegociar contratos com os clientes e sempre estará atenta ao fluxo de caixa, fazendo avaliações periódicas e avaliando quando o negócio não está andando como o planejado.
  • Utilização de um sistema de gestão financeira: normalmente, as consultorias financeiras investem em softwares para tornar o trabalho mais prático, seguro e objetivo. Isso permite que as informações e movimentações financeiras sejam mantidas em segurança e possam ser acessadas de qualquer lugar.

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.