x

ARTIGO DE TECNOLOGIA

Quando desinformar é cômodo

Neste artigo, o especialista faz uma reflexão sobre o comunicado feito pela Receita de paralisação do sistema de NF-e.

17/05/2022 16:30:31

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Comodismo na hora da desinformação

Quando desinformar é cômodo Pexels

No dia 9 de maio de 2022, a Receita Federal do Brasil divulgou no Portal Nacional da NF-e uma notícia que, no mínimo, seria equivalente a uma notícia falsa – fake News. 

Dizia o comunicado, em portal público e oficial, como ainda lá está, que o sistema da nota fiscal eletrônica seria paralisado no dia 13 de maio de 2022, às 22h, e retornaria somente às 00h do dia 16 de maio de 2022. 

O comunicado informava ainda que os serviços do sistema de nota fiscal eletrônica seriam retirados do ar, incluindo o recebimento no ambiente nacional dos documentos emitidos nas unidades federadas, entre outros.

Quando fui consultado sobre a veracidade do comunicado, logo pesquisei e percebi que era real, mas que não parecia ser tão grave já que a  Sefaz Virtual do Rio Grande do Sul (SVRS) seria mantida para atender às demandas de emissão dos documentos.

Ocorre que sem a base nacional algumas operações ficariam prejudicadas, como manifestação do destinatário ou pesquisas sobre os dados de conhecimentos de frete.

O comunicado pode ser acessado clicando aqui. 

No dia 12 de maio de 2022, a Receita Federal do Brasil publicou novamente. Nesta publicação, o comunicado afirmava que os serviços não seriam prejudicados, gerando para alguns tranquilidade e para outros maior preocupação. 

Mais tranquilidade para quem apenas quer usar o sistema e precisa que o sistema mantido pelos órgãos estatais esteja disponível. 

Já para outros, que acreditaram no primeiro comunicado e tomaram providências, incorreram em custos inexplicáveis (aos gestores máximos das organizações) de contingência. O comunicado adequado fora publicado tardiamente, pois havia três dias entre um e outro.

O comunicado pode ser acessado clicando aqui

Uma questão que ainda está sem resposta para a sociedade, que arca com todos os custos da solução de nota fiscal eletrônica, é por que o primeiro comunicado foi publicado? 

Uma notícia tão estapafúrdia não poderia ter sido veiculada! Quem foi responsável por esta publicação e quais lições foram aprendidas neste episódio? 

Ao analisar as falhas deste episódio poderá haver algo proveitoso de uma comunicação tão falha, para dizer o mínimo. Com a palavra, a Receita Federal do Brasil para suas explicações e esclarecimentos sobre as providências à sociedade. 

O custo para um episódio já foi alto. Repeti-lo seria uma estupidez!   

Nos conte como sua organização lidou com esta situação. 

Se estas informações foram úteis para você, provavelmente serão úteis para profissionais da sua relação. Recomende, compartilhe ou indique. Me encontre no Instagram ou LinkedIn.

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.