x

ARTIGO CONTÁBIL

Inclusão de Travestis, Transexuais e Transgêneros em escritórios de contabilidade

Neste artigo, a especialista explica como incluir pessoas trans nas empresas.

30/08/2022 13:30:01

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Inclusão de Travestis, Transexuais e Transgêneros em escritórios de contabilidade

Inclusão de Travestis, Transexuais e Transgêneros em escritórios de contabilidade Pexels

No seu escritório de contabilidade há profissionais Travestis, Transexuais e Transgêneros? Você trabalha ou já trabalhou com pessoas trans em organizações contábeis ou departamentos de contabilidade? 

Se as suas respostas forem não, convido-lhe a refletir sobre a importância da inclusão da diversidade de identidades de gênero nas organizações, tanto nas Microentidades, PMEs, quanto nas grandes empresas.

São inúmeras as vantagens da inclusão de pessoas diversas nas organizações. Estudos da Accenture (2018) e da Refinitv (2021), por exemplo, apresentam que, equipes diversas são mais inovadoras e criativas, contribuindo para o desempenho econômico e social das empresas. 

A responsabilidade social das organizações também está associada à participação das entidades nesse processo, impactando positivamente a sociedade, por meio de ações que objetivem reduzir as desigualdades presentes na sociedade brasileira. 

De acordo com a Transempregos (2022), investir em diversidade traz competitividade e aumenta o retorno financeiro das empresas, tendo em vista que ao trazer diversidade para as equipes, as empresas abrem espaços para que os profissionais mostrem todo o seu potencial, considerando que uma cultura inclusiva gera mais respeito às diferenças, engajamento e produtividade, estimulando, como mencionado em outros estudos, a criatividade e a inovação. 

Diante do exposto, para incluir pessoas trans nos escritórios de contabilidade, é importante buscar informações, tornar-se uma empresa parceira de projetos centrados na inclusão de pessoas trans, disponibilizando vagas afirmativas, capacitação, além treinar toda a equipe em Diversidade, Equidade e Inclusão, para que as pessoas trans possam trabalhar em um ambiente seguro, acolhedor, respeitoso, que as proporcionem o desenvolvimento de suas carreiras na área contábil. 

Assim, neste artigo, compartilho sugestões para a inclusão de pessoas trans em escritórios de contabilidade. 

O primeiro passo é acessar o site da Transempregos, que é o maior banco de vagas para pessoas trans do Brasil. Na sequência, acesse o item “Sou Empresa” para visualizar todos os passos seguintes. Torne o seu escritório de contabilidade parceiro da Transempregos e anuncie vagas de trabalho para pessoas trans nesse banco de dados. 

Cabe destacar que todo o processo é gratuito, desde a etapa inicial de tornar-se escritório de contabilidade membro da Transempregos, quanto nas etapas seguintes de obtenção de instruções para a inclusão, quanto para o anúncio das vagas no site. 

Por fim, parafraseando Vernā Myers, VP da Netflix, “Diversidade é chamar para a festa. Inclusão é convidar para dançar”. Portanto, que nós profissionais da contabilidade, contadoras e contadores, possamos para além de convidar para a festa (pessoas diversas), que possamos incluí-las (respeitando-as, contratando-as, acolhendo-as e capacitando-as) nos escritórios de contabilidade. Oportunidades (Trans)formam vidas!

Fonte: Accenture (2018); Refinitv (2021); Transempregos (2022).

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.