x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 8

acessos 16.846

erro Ecf P200 e P400 - veiculos usados

geraldo

Geraldo

Prata DIVISÃO 3, Administrador(a) Edifícios
há 4 anos Sexta-Feira | 24 maio 2019 | 09:29

estou fazendo a ECF de uma empresa cuja atividade é venda de veículos usados. Sendo assim, a base de cálculo para IRPJ e CSLL é o lucro. Porém, a ECF acusa o erro de divergência entre a base de cálculo usada e o valor total da minha revenda. Como devo fazer?

ate ano passado era dado como advertencia e agora passou a ser erro , lembro que quarta feira 22/05/2019 atualizou a tabela do p400 e p200

HELITON TOLENTINO MAGALHÃES COSTA

Heliton Tolentino Magalhães Costa

Prata DIVISÃO 1, Consultor(a) Contabilidade
há 4 anos Quarta-Feira | 26 junho 2019 | 20:10

Saudações Colegas

Estou com o mesmo problema, porem no validador da ECF ele aponta o erro apenas no 3. Trimeste no meu caso, resultando em 2 erros.

Alguem consegui resolver?  E como?

Abraço

Trocando idéias e experiências em prol da profissão.
Fui útil? Clique em Aprovar Mensagem para qualificar!
OSWALDO LUIZ VALEJO

Oswaldo Luiz Valejo

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 4 anos Quinta-Feira | 27 junho 2019 | 09:49

Bom dia.
No meu caso deu certo:
P-200 - Apuração da base de calculo do imposto de renda sobre o lucro presumido (coloquei o lucro da venda do veiculo)
P-400 - Apuracão da base de calculo da contribuição social sobre o lucro liquido (coloquei o lucro da venda do veiculo)
P-540 - Discriminação das receitas de vendas do Estabelecimento por atividade econômica (coloquei o valor total dos veículos vendidos no ano).
Não apresentou erro

REGIANE

Regiane

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 4 anos Quinta-Feira | 27 junho 2019 | 16:22

Boa tarde caros Colegas,

Finalmente consegui solucionar este erro, então é o seguinte:

Primeiramente a conta referencial do cmv tem que ser colocado a mesma das Receita de vendas, para que seja deduzido o custo no P150. Caso o cmv não seja apurado no trimestre e sim no encerramento do balanço, como foi no meu caso :( Então o que eu fiz, para que eu não precisasse Fazer a substituição da ECD :/ verificar o custo dos veiculos vendidos por trimestre, ou seja, o preço de compra! Na ECF no campo K355 INCLUIR a cada trimestre a conta Custo das mercadorias vendidas ( Resultado) e colocar o valor do custo (compra do veiculo vendido), e consecutivamente preencher o K935 - justifando o ajuste: CMV CONTABILIZADO APENAS EM 31/12/2018 AJUSTADO PARA OS TRIMESTRES. Fiz isso validei e deu certo.

Boa sorte!

HELITON TOLENTINO MAGALHÃES COSTA

Heliton Tolentino Magalhães Costa

Prata DIVISÃO 1, Consultor(a) Contabilidade
há 4 anos Quinta-Feira | 27 junho 2019 | 20:32

Amigos

Analisando a ECF do cliente que passou pelo validador e o cliente que não validou por erro, realmente há um erro na contabilização do custo,.

Na verdade, o validador leva em conta as receitas do P150 (3.01.01.01.01) totalizadora e diminui o custo, devoluções e descontos, desde que no referencial o custo esteja na conta correta: P150 (3.01.01.03.01.02), ambas contas referenciais do ECF.

Infelizmente tive que corrigir os lançamentos contábeis de CMV, retificar a ECD, no meu caso a partir do 3º trimestre houve o erro, preparar novamente a ECF que desta vez validou. Eu não consegui fazer os ajustes diretamente na ECF conforme o amigo indicou pois no meu caso o erro é de valor e não de conta referencial.

Um forte abraço a todos, juntos fazemos a profissão mais forte!

Trocando idéias e experiências em prol da profissão.
Fui útil? Clique em Aprovar Mensagem para qualificar!
LORETTA ANNE CLEMENCE VALLE

Loretta Anne Clemence Valle

Iniciante DIVISÃO 2, Contador(a)
há 4 anos Terça-Feira | 23 julho 2019 | 15:48

Boa tarde!!!

Estava com o mesmo erro na ECF, e consegui resolver da seguinte maneira (sem precisar retificar o arquivo ECD) :
- Como o ECD foi enviado com o encerramento anual e estava gerando o ECF também com encerramento anual. 
Então fui no meu sistema contábil, desfiz o encerramento do ano e gerei os encerramentos trimestrais (04 trimestres).

Com essa ação, consegui gerar o arquivo ECF sem os erros, apenas sendo necessário justificar a divergência de encerramento entre o ECD e ECF.

Espero ter ajudado.
 

Lia Bagátoli

Lia Bagátoli

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 4 anos Terça-Feira | 23 julho 2019 | 17:45

Oi pessoal, estou apavorada o prazo tá acabando e não tem jeito de conseguir validar o ECF das empresas de veículos usados, já fiz tudo o que me informaram mais nada de dar certo, só tenho o erro no quarto trimestre os outros não dá erro, sinceramente não consigo entender, por favor se alguém puder me ajudar fico muito grata.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.