x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 258

Fabiano de Souza

Fabiano de Souza

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 3 anos Terça-Feira | 7 julho 2020 | 23:11

Boa noite caros colegas,
 Tenho uma amiga que tem um pequeno negócio (MEI) que passou a produzir lacinhos para cabelo, e devido ás vendas ela quer emitir NFCe (já emite para outros produtos da loja) desses lacinhos. A dúvida é: Como ela pode emitir essa NFCe de um produto que é ela mesma quem produz? Tipo; se esse produto não entra no estoque, como vai sair? Sei que essa plataforma possui pessoas expert no assunto e que poderão me ajudar, por isso, agradeço desde já a atenção dispensada e a ajuda.
Fabiano de Souza 

Rafael Casagrande

Rafael Casagrande

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 3 anos Quarta-Feira | 8 julho 2020 | 00:01

Olá Fabiano, boa noite
Tudo certo?

Na realidade pelo exemplo que você deu o produto vai entrar no estoque sim, a diferença é que ela tá produzindo o objeto ao invés de comprar pronto e vender.

Pensando na parte contábil, ao comprar os insumos para produção dos lacinhos terá um lançamento na conta estoque em andamento.
Quando o produto estiver pronto, todos os custos envolvidos (e que estarão nessa conta) serão transferidos para a conta estoque.

Importante ter esse controle dos insumos, justamente para comprovar como esse produto entrou no estoque.

Espero ter ajudado :)

Fabiano de Souza

Fabiano de Souza

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 3 anos Quinta-Feira | 9 julho 2020 | 10:03

Olá Rafael Casagrande, tudo bem? Agradeço muito mesmo seu retorno. Não me leve a mal, mas, poderia detalhar pra mim como que se dá o processo na prática? Exemplo: compro tecido, elástico, cola de tecido com o CFOP 5101 e dou entrada no meu estoque desses itens com a NF. Faço minha produção e na hora de vender/emitir o produto que produzi o que vai ser especificado no NFCe?

Rafael Casagrande

Rafael Casagrande

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 3 anos Sábado | 11 julho 2020 | 19:57

Olá Fabiano, tudo certo :)

O processo é exatamente como você descreveu.

Vai ter a entrada dos produtos no estoque através da nota de compra, lembrando que 5101 é o CFOP da operação de saída da empresa que emitiu a note fiscal, não da empresa que está produzindo os lacinhos.

Na nota de saída, você coloca na descrição do produto o bem final, os lacinhos no caso, na nota de saída você não precisa detalhar o que foi usado na construção do produto final, você vai colocar que está vendendo lacinhos, quantidade e preço respectivos.

Se for venda pra consumidor final dentro do estado e não tiver substituição tributária o CFOP a ser usado é o 5101.

Se ainda restarem dúvidas sinta-se a vontade para perguntar :)

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.