x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 6

acessos 1.114

Contratei um contador sem CRC, quais são as consequências para minha empresa e este contador?

Andre Antonio

Andre Antonio

Iniciante DIVISÃO 2, Account Manager
há 2 anos Quinta-Feira | 6 maio 2021 | 21:12

Olá! 

Há três anos um amigo da família me apresentou seu escritório de contabilidade, na época abri uma empresa MEI com ele.
Após um ano deste me auxiliando com as guias DAS este me apresentou um contrato de prestação de serviços contábeis, cobrando honorários para gerir a contabilidade de minha empresa. Pesquisei e o modelo de contrato que este usou foi direto do CRC , durante o período contratado este imprimia guias e fazia meu imposto de renda tanto de pessoa física quanto jurídica. Descobri recentemente que este não tem CRC. Quais seriam as possíveis consequências para minha empresa por contratar um contador sem CRC? E para este contador? *Me tornei ME há um ano*


Desde já, agradeço a boa vontade.

Fernando Roman Ximenes

Fernando Roman Ximenes

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 2 anos Quinta-Feira | 6 maio 2021 | 22:46

Boa noite Lucas, bem o principal risco é a falta das obrigatóriedades e o despreparo técnico para efetuar calculos e preencher declarações , ele assinou algum documento? aí se enquadraria com penalidade para ele.

Fernando Roman Ximenes

Fernando Roman Ximenes

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 2 anos Quinta-Feira | 6 maio 2021 | 22:48

Boa noite Lucas, bem o principal risco é a falta das obrigatóriedades e o despreparo técnico para efetuar calculos e preencher declarações , ele assinou algum documento? aí se enquadraria com penalidade para ele.

MAURICIO DOMINGUES SILVA

Mauricio Domingues Silva

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 2 anos Sexta-Feira | 7 maio 2021 | 06:32

Andre, o principal risco e a sua empresa estar com alguma coisa errada por despreparo técnico, falta de conhecimento.
Se você é MEI, ele pode sim presta esses serviços sem o CRC, tanto para auxilio no MEI quanto para a sua declaração do Imposto de renda PF.
quanto ao modelo do contrato, está tudo bem ser uma modelo disponibilizado pele CRC, desde que os dados preenchidos neles estejam corretos, no caso só verificar se no contrato ele fala que tem algum CRC.
Contudo, me parece esta tudo certo nessa sua situação, é comum quem não ter CRC mas ser do ramo, presta serviços contábeis para MEI e fazer imposto de renda pessoa física.

IRPF PARA INVESTIDORES
CONTADOR DO INVESTIDOR
@contadordoinvestidor.dt
"Mar calmo não forma bons Marinheiros."
Thiago Souza

Thiago Souza

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 2 anos Sexta-Feira | 7 maio 2021 | 13:53

Boa tarde,
O indicado aqui seria verificar se o real proprietário do CRC tem ciência de que ele o estava utilizando para entregar suas declarações, pois caso este não tenha isto se tornaria um grande problema, visto que é crime. Talvez seja algum conhecido ou funcionário dele, mas é bom averiguar mais a fundo.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.