x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 61

Multiplos vinculos

Ana Luiza Dias

Ana Luiza Dias

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar
há 5 semanas Quarta-Feira | 2 outubro 2024 | 17:06

Boa tarde, colegas

Estou com uma duvida e gostaria muito da ajuda de vocês.

Estou com uma cliente que possui um vinculo empegaticio em uma empresa do qual recebe salario, e com uma retirada de pro labore em mais duas empresas do qual ela é socia, o recolhimento totaliza no teto maximo do INSS, porem vendo hoje me deparei com uma duvida, sendo que a mesma possui três matriculas no esocial sendo uma matricula referente a remuneração de empregado e duas matriculas referente ao trabalho sem vinculo (Pro labore).

Minha duvida, o recolhimento do INSS dessas três matriculas estaõ sendo unificados perante ao INSS, para contagem de aposentadoria?
E certo ter três matriculas no esocial, ou teria que ser uma matricula só para os três recolhimentos? 
Caso seja apenas uma matricula para os três recolhimentos, como faço para unificar ou retificar as informações ja prestadas anteriormente?

Obrigada e fico no aguardo da ajuda de vocês

JACQUELINE NASCIMENTO

Jacqueline Nascimento

Prata DIVISÃO 4, Assistente Depto. Pessoal
há 5 semanas Quarta-Feira | 2 outubro 2024 | 17:22

Boa tarde Ana Luiza,

O INSS considera o numero do CPF e PIS, chegando no INSS ele unifica.

É certo sim, até que você não tem controle pelo numero da matricula das empresas, ele é sequencial conforme o cadastro do funcionário/diretor. Sem contar que como funcionário ele é registrado em aba diferente do portal do esocial, a aba do pro-labore seria o 'empregado sem vinculo"
Você só tem que ter cuidado para que todos esses recolhimentos ao INSS fique dentro do teto, porque senão é valor que você terá que pedir restituição dentro de 5 anos, a cima desse período o valor é "perdido".

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.