x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 11

acessos 6.847

Erro ao fazer evento eSocial

JJJJJJ

Jjjjjj

Prata DIVISÃO 2, Assistente Administrativo
há 2 anos Quarta-Feira | 22 setembro 2021 | 10:07

Bom dia, amigos. Estoufazendo os eventos do eSocial, grupo 3 (mei e produtor rural), e apareceu os
seguintes erros se alguém puder me ajudar a sanar estas dúvidas ficarei
eternamente grato, desde já agradeço pela atenção.

1- Na aba admitir/cadastrartrabalhador, coloquei o número do CAEPF e
apareceu essa mensagem “A inscrição informada não deve ser o CPF doempregador,caso de empregador doméstico, e ser um estabelecimento do empregador
devidamente cadastrado no sistema no período”. Não sei o motivo deste erro.
 
2- Na aba admitir/cadastrar trabalhador, outroerro que apareceu foi no campo sexo do dependente, o funcionário tem um filhO,
coloquei no sistema o sexo dele, masculino, e
apresentou a mensagem “O campo não pode ser preenchido: Sexo do Dependente.” ou
seja, deixar sem o sexo do dependente? 

3- Na aba admissão, apareceu erro também na data de admissão, o funcionário foi
admitido em 15/06/2018, coloque esta data, mas apareceu a mensagem “A data de
ocorrência 15/06/2018 deve ser igual ou posterior ao início da obrigatoriedade
deste evento “10/04/2019” para o empregador ao eSocial” Pois bem, coloquei a
data 10/04/2019 e o sistema aceitou, contudo, pergunto: o correto, na minha
opinião, não seria a real data de admissão, 15/06/2018, haja vista o fato de
quando for fazer rescisão dele, se eu colocar a data que o sistema está
aceitando, estará errada.

Miguel Thomaz

Miguel Thomaz

Iniciante DIVISÃO 4, Administrador(a)
há 2 anos Quarta-Feira | 22 setembro 2021 | 13:40

Amigo estou enfrentando o mesmo erro ja tentei de tudo, realmente o CPF (funcionário) que estou tentando cadastrar, é um empregador domestico ou ao menos fez uma conta no Esocial como empregador domestico, quando ele tenta excluir a conta no esocial dele retornar um erro informando como ele ja fez movimentações de eventos no esocial dele, ele não pode mais excluir a cadastro dele ja fiz de tudo e não consegui excluir o cadastro dele para admiti-lo na minha empresa, resumo: só por que a pessoa já foi um Empregador domestico ele não pode mais ter a carteira assinada ?
Se alguém poder da uma dica de como resolver esse problema eu também ficarei muito grato!  

DAVISON SOUZA

Davison Souza

Prata DIVISÃO 2, Assistente Depto. Pessoal
há 2 anos Quarta-Feira | 22 setembro 2021 | 16:20

Boa tarde colegas

1. Em relação ao erro com o CPF, aconteceu uma situação comigo onde o problema estava no estabelecimento cadastrado pois estava com a validade expirada e neste caso criei uma nova validade para o estabelecimento.

2. Em relação ao erro do empregador doméstico, uma possibilidade seria apagar evento por evento e depois excluir o cadastro dele do esocial.

Miguel Thomaz

Miguel Thomaz

Iniciante DIVISÃO 4, Administrador(a)
há 2 anos Quarta-Feira | 22 setembro 2021 | 17:30

Boa Tarde Davison e segunda opção ja tinha tentado nao obtive êxito a primeira no caso dessa pessoa ser Empregador domestico não tem Vigência de validade é um tipo de conta bem simples msm no esocial e é isso o estranho que a conta nao exclui ela tinha um empregado ja desligado mais eu ja excluir todas as informações referente aos encerramento de folhas e cadastro desse antigo empregado domestico ( detalhe ela ja efetuou um recolhimento de fgts para este empregado mas quando reabro essa folha para excluir essa informação nao existe esta opção pois a Guia ja foi paga e so tem um botao de emitir o comprovante e a folha ja encerrada e as anteriores e demais ja estão encerradas sem informação esss empregado domestico so trabalhou 1 mes mais como informei ja excluir todas as informações, e a conta ainda fica sem exlcuir. Davison Souza Silva

Miguel Thomaz

Miguel Thomaz

Iniciante DIVISÃO 4, Administrador(a)
há 2 anos Quinta-Feira | 23 setembro 2021 | 09:01

Amigos novo problema pra min não consigo admitir nenhum funcionário me retorna o msm erro pra todos.
[ A inscrição informada não deve ser o CPF do empregador, caso de empregador doméstico, e ser um estabelecimento do empregador devidamente cadastrado no sistema no período. ]
se alguém poder dar uma luz ai ficarei eternamente grato.

Miguel Thomaz

Miguel Thomaz

Iniciante DIVISÃO 4, Administrador(a)
há 2 anos Sexta-Feira | 24 setembro 2021 | 14:00

Olá João Marcos consegui resolver o problema ! a mensagem de erro informada e sobre não conter um estabelecimento cadastrado no esocial dentro da validade, fuçando aqui consegui resolver sozinho, erei explicar: quando se inicia ou cria a conta no esocial geralmente e CNPJ meis o próprio sistema cadastra seu Estabelecimento de forma automática com inicio de validade no período que vc inicia no esocial, e outras empresas não o certo era pra ser de forma automática mais acho que o esocial estar com bus por eu fiquei sabendo que ele vai atualizar em outubro, continuando na opção tabelas onde contem os menus de cadastramento de Rubricas, Cargos e Funções a primeira opção é Estabelecimentos / Obras em todas as contas meis de cnpj que entrei verifiquei e constatei que ja existia de um cadastro do próprio estabelecimento, como citei provavelmente de forma automática feita por eles mesmos! e nesse CNPJ que é um Empresário Individual - ME não tinha! então cliquei em cadastrar preenchi as informações e voalaa consegui fazer as admissões normalmente. Informação importante ! a data de inicio de validade põem o mês de inicio da empresa põem o CNAE principal e o mais importante em informações sobre Alíquota FAP marca em sim e preenche com as informações FAP da sua Empresa pq se não vai da erro, se deixar em não, pelo menos no meu deu erro informando que não foi possível encontrar as informações FAP da minha empresa, se não souber pesquisa no google como consultar o FAP da empresa ou entrar nesse link https://www2.dataprev.gov.br/FapWeb/pages/login.xhtml para entrar e cadastrar uma senha para consegui entrar no sistema e saber o FAP no meu caso também não obtive êxito informou que meu CNPJ não tem informações suficiente para cadastrar a senha pela intermete para eu ir ate uma Agencia da RF fiz outras pesquisas na internet e descobri que quando exibe esta informação e oq a receita não cadastro seu FAP ainda entoo ela fica como bloqueado e o valor dele e  1,0000 põem esse numero la no FAP do eSocial e em Alíquota deixa em branco vai ter 1, 2 ou 3 não seleciona nada só deixa em branco que pelo FAB de 1,0000 quando vc clicar em cadastrar o próprio sistema já vai identificar a Alíquota no casa no meu foi 2 pelo menos comigo foi assim bom é isso esses procedimento resolveu meu problema espero que resolva o seu também!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.