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Como remover um vinculo de Funcionário admitido por engano.

Wesley Cardoso

Wesley Cardoso

Prata DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 2 anos Segunda-Feira | 10 janeiro 2022 | 13:01

Boa tarde pessoal;

Estou com um problema, pensei numa possível solução, mas gostaria da opinião de vocês.


O PROBLEMA:
JOÃO foi admitido por engano no lugar de JOSÉ numa determinada empresa, e durante alguns meses foram recolhidos FGTS e INSS para a pessoa errada, a empresa tem apenas 1 funcionário.


POSSIVEL SOLUCÃO:
1 - Enviar GFIP de exclusão de todas as competências nas quais houve o erro, isso deve remover o vinculo do CNIS e deixar os pagamentos de INSS realizados nas competências como crédito.

2 - Aguardar a exclusão ser processada, consultar o extrato do CNIS de JOÃO, verificando se a informação foi removida.

3 - Movimentar o FGTS para saque, JOÃO sacar e devolver ao empregador.

4 - Reenviar todas as GFIP's , agora constando JOSÉ, o funcionário correto!
E informar na GFIP no campo compensação o valor já recolhido de INSS, para que não seja necessário recolher novamente.
Esta mesma GFIP atualizaria as guias de FGTS para pagamento.


Observação - Sem lançar o credito em compensação, seria possível a receita identificar o pagamento do INSS automaticamente?



Guilherme Heiderichi

Guilherme Heiderichi

Ouro DIVISÃO 1, Consultor(a)
há 2 anos Segunda-Feira | 10 janeiro 2022 | 14:32

Esse que estava na folha, é uma pessoa aleatória que vocês não conhecem?

Atenciosamente,
Guilherme Heiderichi Correia - Contador/CRCSP - Especialista em Controladoria e Finanças
Foco em Incorporação, Construção e Serviços
Instagram: @newyorkcontabilidade
Wesley Cardoso

Wesley Cardoso

Prata DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 2 anos Segunda-Feira | 10 janeiro 2022 | 16:56

O que estava na folha conhecemos.
É que tivemos problemas com o servidor e alguns dados foram perdidos,  e tivemos que recadastrar os funcionários.
No processo houve esse engano.

Guilherme Heiderichi

Guilherme Heiderichi

Ouro DIVISÃO 1, Consultor(a)
há 2 anos Segunda-Feira | 10 janeiro 2022 | 17:19

Na sinceridade, acho isso uma história mal contada. Se realmente ocorreu, está faltando qualidade e verificação na folha para mitigar esses erros. Verifique os problemas trabalhistas que você terá se pedir ressarcimento de algo.

Mais do que os embróglios de trâmites que você mesmo sugeriu para apagar esse histórico e desfazer as verbas pagas, veja lá quais os impactos do governo suspeitar que você está desfazendo por má fé ou algo assim, pois para isso ocorrer por alguns meses e ninguém nota, seria quase que o alinhamento dos astros universais.
-Departamento Pessoal solicita dados, faz pré-admissão;
-No ASO são vinculados trabalhador e empresa;
-Mensalmente tem o pagamento (um recebeu, outro não e nada foi comentado?);
-A folha é apurada mensalmente, obviamente vocês enviam o resumo para o cliente, que também não percebeu o erro;
-O funcionário que seria o correto nunca pediu a folha de pagamento mensal;

Enfim, se for algum rolo, tente corrigir daqui pra frente e melhorar seus processos, mexer nesse passado vai ser ruim. Se você está tentando arrumar de forma técnica um rolo de seu cliente, diga não, que não tem jeito, e ajeitem daqui pra frente.

Atenciosamente,
Guilherme Heiderichi Correia - Contador/CRCSP - Especialista em Controladoria e Finanças
Foco em Incorporação, Construção e Serviços
Instagram: @newyorkcontabilidade

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