x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 8

acessos 3.366

Encerramento JUCESP exigência endereço do sócio

Leonardo Folador

Leonardo Folador

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 2 anos Quarta-Feira | 11 agosto 2021 | 19:12

Boa noite pessoal.

Estou com um probleminha relacionado à baixa de empresa, JUCESP, VRE Digital.
Exigência: "endereço residencial de ambos sócios divergente ficha e sistema"

Os sócios se mudaram e resolveram baixar a empresa. O endereço deles está atualizado na Receita (acredito que por meio da DIRPF). O VRE "puxa" o endereço dos sócios automaticamente, já atualizado, que é diferente do endereço à época da abertura.

Fui informado pelo atendimento telefônico da JUCESP que primeiramente se faz necessária a alteração do contrato social para atualizar o endereço dos sócios, para, então, proceder com o distrato social.

Alguém tem conhecimento disso? Como resolver?

A IN 81 de 2020 do DREI no Anexo IV , Capítulo II, Seção V, Item 1.1, Nota, não diz que a atualização dos dados dos sócios pode ser realizada no preâmbulo?
"Nota: As mudanças em dados pessoais do titular, como mudanças de nome civil, endereço (inclusive CEP) e estado civil, nos atos levados à registro, podem ser realizadas no preâmbulo do instrumento, sendo desnecessário que conste em cláusulas específicas."

Estou ficando louco? me ajudem!

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 2 anos Quarta-Feira | 11 agosto 2021 | 19:36

Leonardo,
Você está correto, quanto à IN 81. A questão é que não é possível alterações, em um distrato social.
Aguarde outra orientações, dos(as) colegas.

Leonardo Folador

Leonardo Folador

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 2 anos Quarta-Feira | 11 agosto 2021 | 19:51

Oi João,
Acontece que  o Capítulo II, Seção V, Item 1.1, do Anexo IV  da IN 81 fala exatamente dos processos de registro de Distrato Social de Sociedades Empresárias Limitadas.

Abri um "Fale Conosco" na JUCESP conforme orientação telefônica. Posto o próximo episódio dessa novela assim que responderem.

Diego Oliveira Melo

Diego Oliveira Melo

Prata DIVISÃO 3, Não Informado
há 2 anos Quinta-Feira | 12 agosto 2021 | 10:49

Bom dia Leonardo, 

Desculpe mas não entendi muito bem o seu problema.
Para fazer baixa na JUCESP e Receita Federal não há nenhum lugar onde conste ou tenha que preencher o endereço dos sócios, exceto do responsável pela guarda dos livros que deve ser preenchido manualmente no VRE. 
Pelo menos na ultima baixa que fiz há alguns meses atrás foi dessa forma. 

Mas enfim, tomara que o Fale Conosco te ajude a resolver. 
Boa sorte. 

Leonardo Folador

Leonardo Folador

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 2 anos Quinta-Feira | 12 agosto 2021 | 14:55

Oi Diego, é exatamente esse o problema.

O VRE já traz pré-preenchido  os dados de endereço dos sócios de acordo com o banco de dados da Receita Federal. E quando protocolado o distrato o retorno foi de que o endereço dos sócios é diferente da ficha da JUCESP.

Entrei em contato pelo telefone da JUCESP novamente. Desta vez uma funcionária extremamente educada me atendeu. Fui orientado a solicitar uma correção de dados cadastrais pelo menu de serviços online. segundo ela, não é necessária alteração prévia alteração contratual. A previsão é que os dados sejam atualizado entre 2 e 5 dias úteis, pode levar mais tempo por conta da demanda da Junta Comercial.

Vamos ver se dará certo desta forma.

Rodrigo Aires

Rodrigo Aires

Bronze DIVISÃO 2, Assistente Administrativo
há 2 anos Quarta-Feira | 27 outubro 2021 | 09:00

Bom dia

Tive esse problema à alguns meses atrás. O que eu fiz foi fazer o processo pelo processo antigo, sem ser pelo VRE DIGITAL. Tive que montar o distrato social, 3 vias com o endereço do sócio compatível ao cadastro da JUCESP e dar entrada de maneira presencial. Aqui na regional de Santo André o distrato foi registrado sem problemas.

Espero ter ajudado, mas realmente a JUCESP, precisa dar uma solução a esse problema de divergência de endereço entre o cadastro da RECEITA e da JUCESP. 

Att.
Rodrigo

CARLOS ALBERTO FERREIRA

Carlos Alberto Ferreira

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 1 ano Quinta-Feira | 12 maio 2022 | 16:31

Boa tarde Colegas.

Estou com este mesmo problema em uma empresa que está efetuando a saída de um sócio, ocorre que justamente este sócio que está saindo da sociedade, o endereço difere entre contrato e VRE.
Estou pensando em solicitar para este sócio fazer a alteração do endereço dele no portal meu gov.br, colocando o endereço igual ao  contrato social e se der certo a alteração, ele volta para o endereço correto.

Se der certo voltarei aqui para falar.

Carlos A. Ferreira
Empresário-Contador
Calicont Assessoria Contábil
@calicont.contabil
Tatiane Tomazi

Tatiane Tomazi

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 1 ano Sexta-Feira | 20 maio 2022 | 19:07

Boa noite a todos.
Leonardo ou Carlos, vocês conseguiram resolver essa exigência. Estou com o mesmo problema, mas ainda não protocolei o distrato. Gostaria de saber como vocês resolveram, antes de fazer.

Grata. 
Tatiane

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.