x

FÓRUM CONTÁBEIS

TECNOLOGIA CONTÁBIL

respostas 11

acessos 3.460

ECAC Assinatura

Jonas Martins

Jonas Martins

Iniciante DIVISÃO 1 , Analista Informática
há 5 semanas Terça-Feira | 18 março 2025 | 12:02

Bom dia,

Estou tendo problema para realizar a assinatura de uma procuração no ECAC, estou utilizando o assinador SERPRO.
Mensagem de erro exibida: "A assinatura não foi realizada" - "Ocorreu um erro inesperado durante a assinatura! Deseja tentar novamente?"

Já tentei atualizar a versão do Java x32 e x64. Reinstalei o programa tanto na pasta Arquivos de programas x32 quanto na x64. Copiei a pasta Assinador Serpro\java  de um outro computador que está funcionando. Atualização do Windows. Alteração das configurações de armazenamento dentro do assinador. Processo de validação de segurança da Serpro, todos sem sucesso.

Alguém consegue me ajudar?

MARCIO

Marcio

Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 5 semanas Terça-Feira | 18 março 2025 | 13:31

O erro relatado ao assinar a procuração no e-CAC utilizando o Assinador SERPRO pode estar relacionado a diversas causas, incluindo problemas com a instalação do Java, permissões de execução, certificados digitais ou até mesmo configurações do navegador.
Sugestões de solução:
Certificado Digital: Certifique-se de que o certificado digital está corretamente instalado e funcional. Teste-o em outro serviço para verificar sua validade e funcionamento. Caso esteja utilizando um token ou smartcard, verifique se os drivers estão atualizados.
Configuração do Java: O Assinador SERPRO depende do Java para execução correta. Algumas soluções possíveis:
Remova todas as versões do Java instaladas e reinstale a mais recente compatível com o assinador (preferencialmente a versão 8).No "Painel de Controle do Java", aba "Segurança", adicione os endereços do e-CAC e do SERPRO à lista de sites confiáveis.Modo de Execução: Execute o Assinador SERPRO como administrador (clique com o botão direito no ícone e selecione "Executar como administrador").
Navegador: Alguns navegadores mais recentes podem ter restrições para execução de applets Java. Teste em navegadores compatíveis (Internet Explorer ou Mozilla Firefox ESR).
Cache e Arquivos Temporários: No próprio Assinador SERPRO, tente limpar o cache e redefinir as configurações para o padrão. Além disso, limpe os arquivos temporários do Java no "Painel de Controle do Java".
Log de Erros: Verifique se há um arquivo de log de erros gerado pelo assinador, que pode conter mais detalhes sobre o problema específico.
Caso persista o erro, pode ser necessário verificar com o suporte técnico do SERPRO para analisar possíveis falhas no serviço ou no certificado digital.

Marcio L. Diniz
61-98513-4992
Rodrigo Moura Silva

Rodrigo Moura Silva

Iniciante DIVISÃO 1 , Auxiliar Contabilidade
há 5 semanas Terça-Feira | 18 março 2025 | 16:08

Boa tarde!

Aqui estamos com o mesmo problema. Em outros serviços da Receita o assinador está funcionando normalmente, somente na assinatura de procuração está sendo exibido este erro.

Já tentamos reinstalar, alterar as versões, porém também sem solução.

Marise R. do A. Chaves

Marise R. do A. Chaves

Iniciante DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 5 semanas Terça-Feira | 18 março 2025 | 17:23

Também estou com esse problema. Vi em outro tópico que está acontecendo com os certificados emitidos pela Soluti. 
E realmente é o meu caso.. tentei resolver com o suporte deles, mas dizem que o problema é com a plataforma que estou tentando usar.. enfim.. um amigo testou com certificado emitido por outra e deu certo. Estou quase comprando outro.

Allan

Allan

Iniciante DIVISÃO 2 , Analista Suporte
há 5 semanas Quarta-Feira | 19 março 2025 | 13:02

Também estou com o mesmo erro, já tentei a versão do assinador 4.1.0 do Java 7, tentei adicionar o certificado A1 no assinador, limpei o cache do navegador e pasta sun e nada!

Testei com a versão recente do Java e com outra antiga e persiste o problema.

Verifiquei que o erro também ocorre com o certificado da Soluti.

Em outros sites está acessando normalmente.

Isso está acontecendo desde sexta-feira passada 14/03

CLEIDE SILVA DOS SANTOS

Cleide Silva dos Santos

Iniciante DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 4 semanas Quinta-Feira | 27 março 2025 | 10:33

Bom dia! tiveram solução para este erro? também estou com o mesmo problema.

A assinatura não foi realizada: Prezado(a) usuário(a), ocorreu um erro inesperado. Favor tentar executar a operação novamente.

Já faz dois dias de tentativas, sem sucesso

Leonardo

Leonardo

há 3 semanas Terça-Feira | 1 abril 2025 | 16:44

Estou tentando transmitir um processo digital no ecac (juntada de documentos), no menu e-processo. Estou tentando deste o dia 21/03/2025. Quando clico em enviar o processo,  o sistema tentar assinar com o aplicativo SERPRO versão 4.2.2 (ultima disponivel), o processo não é transmitido e apresenta o erro abaixo: 

A assinatura não foi realizada: Prezado(a) usuário(a), ocorreu um erro inesperado. Favor tentar executar a operação novamente. Se desejar, acione o botão 'Enviar Solicitação' para tentar novamente

No chat do ecac, pediram para acionar a ouvidoria. Ja desinstalei o aplicativo SERPRO e instalei novamente, ja tentei em outros navegadores, outros computadores e todos apresentam o mesmo erro. 

Alguém mais está com este problema no e-processo?

obrigado 

Adriano Graminha

Adriano Graminha

há 3 semanas Quinta-Feira | 3 abril 2025 | 16:03

Se ainda estiverem com o problema, eu resolvi aqui subindo apenas 5 (cinco) documentos por vez.
Se não conseguir reduza ao máximo o tamanho e quantidade dos arquivos, parece que o problema está relacionado ao tempo limite de retorno da assinatura do aplicativo "Assinador serpro".
O Serpro não resolve nada e a Receita Federal alega que são problemas isolados.

Yan Martins

Yan Martins

Iniciante DIVISÃO 1 , Analista Informática
há 3 semanas Sexta-Feira | 4 abril 2025 | 08:15

Testei a solução do nosso colega acima. A solução é funcional.
Caso ainda estejam com o problema, a alternativa é subir uma quantidade menor, de apenas 5 (cinco) documentos por vez.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade