x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 838

DÚVIDAS urgente!!!!!

Renata

Renata

Iniciante DIVISÃO 3, Analista Pessoal
há 16 anos Quinta-Feira | 17 janeiro 2008 | 09:50

Trabalho como assistente de departamento pessoal e em dezembro de 2007 fui registrar um funcionário, pedi sua carteira de trabalho, porém o mesmo disse que não queria entregar por receber o seguro desemprego. Então falei, ou você escolhe o emprego ou o seguro, e ele me respondeu que ficaria com o emprego e que no dia seguinte traria a carteira. Porém, dois dias depois ele pediu demissão. Insisti mais uma vez a questão da carteira. ele falou que viria no dia 03 de Janeiro para assinar a rescisão e receber os dias que trabalhou. Porém ele não apareceu mais na empresa, e quis fazer um acordo, onde a empresa pagaria metade da rescisão e deixasse queito a carteira de trabalho. A empresa não aceitou esse acordo e agora ele quer nos processar. Gostaria de saber em que ele pode processar, uma vez que assinou todos os documentos de registro? O que pode acontecer com a empresa? Aguardo uma resposta URGENTE de vocês.

Esther Luiza Willumsen Zandona

Esther Luiza Willumsen Zandona

Prata DIVISÃO 5, Administrador(a)
há 16 anos Quinta-Feira | 17 janeiro 2008 | 11:15

Olá Renata,

Ao entrar com uma ação trabalhista o funcionario deverá relatar os fatos e caberá a empresa provar o contrario.
Todo documento será importante, recibo de vale-transporte, cartão ponto, relatórios de atividades. Você também deverá reunir testemunhas que confirmem os dias em que o funcionario trabalhou.
Como o Mozart falou, em caso de uma ação trabalhista, será dificil (não impossivel) que o funcionario consiga algo mais do que ele tem realmente direito, por isso, independente da ação, faça a rescisão normalmente, envie uma AR para o funcionario descrevendo o caso e solicitando o comparecimento para a regularização da situação. Caso não consiga uma solução amigavel procure uma consultoria juridica para indicar como proceder.

Atenciosamente,

Esther Luiza

Ajude o Fórum: Utilize-se sempre do campo Pesquisa antes de formular uma pergunta.
Persistindo dúvidas, você poderá tirá-las no mesmo tópico.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.