x

FÓRUM CONTÁBEIS

AUDITORIA E PERÍCIA

respostas 3

acessos 2.926

Auditoria das Demonstrações Contábeis

PAOLA M

Paola M

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 4 fevereiro 2014 | 10:55

Alguém poderia me fornecer exemplos de rotinas reais de auditoria, analisadas e interpretadas, de empresas de diferentes ramos de atividades de diferente situações? No momento preciso mais de exemplo relacionado a essa 1ª empresa que vou auditar, vou começar pelas demonstrações de 2011 (muda algo quando o período fechado é muito antigo? ) é uma indústria que nesse ano era EPP pelo Simples e q no Balanço final já passou para Presumido porque ultrapassou o limite de receita. A contabilidade era bem precária pouco organizada e 2010 para 2011 a contabilidade passou da responsabilidade de um escritório contábil para outro.

Obrigada.
Aguardo feedback de vocês.
Paola

Paola M.

Celso Ricardo Justen Mussi

Celso Ricardo Justen Mussi

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 4 fevereiro 2014 | 12:13

Prezada Paola,

A auditoria visa dar aos interessados pela empresa uma confiabilidade maior em suas demonstrações contábeis. Na auditoria temos diversos procedimentos e técnicas que ajudam ao auditor chegar a uma determinada conclusão ao finalizar os trabalhos e na emissão de uma opinião. Em qualquer trabalho de auditoria é importante conhecer a empresa (Leis,obrigações , principais normas contábeis e etc). É ideal também que se conheça o mercado em que ela está inserida. Após esse trabalho é necessário entender como a empresa funciona internamente, ou seja, entender os controles internos, entender como as transações e os registros são feitas ou foram feitos pelos administração/contadores, pois através disso poderemos medir a confiança que teremos em suas demonstrações e aí começar a selecionar as possíveis contas a serem testadas. Para seleção de contas, a serem testadas é comum selecionarmos as que apresentaram maior risco de problemas, apresentadas pelo controle interno, contas com um saldo material, as que tiveram uma grande movimentação no ano e etc. Em uma auditoria é comum que realizemos os testes por amostragem. A auditoria não efetua testes de todos os itens de cada uma das contas contábeis. As amostras são definidas através do grau de confiabilidades dos controles internos da empresa e do estudo do comportamento das contas contábeis. Os ativos e despesas serão sempre testados para supervaliação e as receitas e passivos testados para subavaliação. Paola, espero ter lhe ajudado nesse inicio, pois para um bom trabalho de auditoria devemos utilizar diversas técnicas e procedimentos de auditoria. O que falei acima é apenas um breve começo. Recomendo que você compre um livro, que possa servir como um guia. Referente as suas perguntas, abaixo lhe dou umas dicas :

- Referente a data de auditoria, o que pode ocorrer é que você ou o contador tenha que fazer ajustes nas divergências encontradas.

- busque e leia um parecer de uma empresa do mesmo ramo que a sua

Att,

Celso Mussi

PAOLA M

Paola M

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 6 fevereiro 2014 | 10:08

Obrigada por usar o seu tempo precioso para me responder, Celso Mussi,

Vou aplicar seus comentários, com certeza. Lógico que tenho outras dúvidas, mas vou pesquisar tentar buscar sozinha, e caso eu precise outra vez, volto para o fórum.
Abraço.

Paola M.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.