Prezada Paola,
A auditoria visa dar aos interessados pela empresa uma confiabilidade maior em suas demonstrações contábeis. Na auditoria temos diversos procedimentos e técnicas que ajudam ao auditor chegar a uma determinada conclusão ao finalizar os trabalhos e na emissão de uma opinião. Em qualquer trabalho de auditoria é importante conhecer a empresa (Leis,obrigações , principais normas contábeis e etc). É ideal também que se conheça o mercado em que ela está inserida. Após esse trabalho é necessário entender como a empresa funciona internamente, ou seja, entender os controles internos, entender como as transações e os registros são feitas ou foram feitos pelos administração/contadores, pois através disso poderemos medir a confiança que teremos em suas demonstrações e aí começar a selecionar as possíveis contas a serem testadas. Para seleção de contas, a serem testadas é comum selecionarmos as que apresentaram maior risco de problemas, apresentadas pelo controle interno, contas com um saldo material, as que tiveram uma grande movimentação no ano e etc. Em uma auditoria é comum que realizemos os testes por amostragem. A auditoria não efetua testes de todos os itens de cada uma das contas contábeis. As amostras são definidas através do grau de confiabilidades dos controles internos da empresa e do estudo do comportamento das contas contábeis. Os ativos e despesas serão sempre testados para supervaliação e as receitas e passivos testados para subavaliação. Paola, espero ter lhe ajudado nesse inicio, pois para um bom trabalho de auditoria devemos utilizar diversas técnicas e procedimentos de auditoria. O que falei acima é apenas um breve começo. Recomendo que você compre um livro, que possa servir como um guia. Referente as suas perguntas, abaixo lhe dou umas dicas :
- Referente a data de auditoria, o que pode ocorrer é que você ou o contador tenha que fazer ajustes nas divergências encontradas.
- busque e leia um parecer de uma empresa do mesmo ramo que a sua
Att,
Celso Mussi