x

FÓRUM CONTÁBEIS

AUDITORIA E PERÍCIA

respostas 5

acessos 14.227

Como iniciar na Pericia?

Jessica Bastos

Jessica Bastos

Bronze DIVISÃO 4, Estagiário(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 19 fevereiro 2014 | 14:33

Pessoal, boa tarde.

Acho a carreira de Pericia muito interessante e tem chamado bastante a minha atenção. Neste semestre na faculdade estou tento aula a respeito de Pericia e pelo jeito que o professor diz, a chance de você se tornar perito é bem remota se você não tiver algum conhecido na área pois o juiz vai querer saber quais são os processos que você já participou e a dificuldade esta justamente ai: conseguir o processo.

Vocês que estão na área, são peritos do que? Como conseguiram ingressar na área? Sou obrigada a fazer concurso?

Estava pensando em assistir alguns processos no fórum já que descobri que qualquer pessoa pode assistir, mas será que isso pode influenciar?

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 10 anos Segunda-Feira | 24 fevereiro 2014 | 19:27

Jessica Bastos, Boa noite!


Essa área é bem interessante sim.

Qualquer profissional da área contábil devidamente registrado junto ao órgão CRC, pode ser perito judicial, extrajudicial e etc., desde que tenha total domínio sobre o assunto a ser desenvolvido os trabalhos.

Para você poder se habilitar como perita judicial você precisa realizar a solicitação junto ao fórum da comarca onde você deseja realizar os trabalhos, cumprindo todas as exigências e aguardar o Juiz dessa comarca te nomear para alguma pericia.

Espero ter te ajudado.

Fico a disposição para falar mais sobre o assunto.

THIAGO RIBEIRO TEIXEIRA

Thiago Ribeiro Teixeira

Bronze DIVISÃO 4, Economista
há 10 anos Quarta-Feira | 19 março 2014 | 11:51

Bom dia!

Jessica,

Para a pratica de atividade de pericias preliminarmente requer conhecimento específico sobre
a matéria pretendida, ou seja, escolher algumas matérias em que você tenha domínio.
E preciso se atualizar sempre buscar conhecimento e ainda conciliar com o conhecimento
jurídico, visto que é necessário realizar leituras para entender os pedidos das partes e ainda
entender o comando judicial.
De outro vértice, recomendo inicialmente a atuação como assistente técnico, ou seja, atuar
para as partes, juntamente com um profissional qualificado em experiência no ramo para
então lhe passar dicas e formas de conduzir esses trabalhos.


A disposição

Thiago Ribeiro
Economista/Perito
Brasilia-DF

FERNANDO MENDES

Fernando Mendes

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Domingo | 30 março 2014 | 10:50

Jessica,

"o fato é que somente o juiz nomeia o Perito, e o advogado indica o Assistente Técnico, também é fato que a sua escolha advém de várias fontes de informações que influenciam o juiz e o advogado responsáveis pela escolha e, portanto, são importantes de serem considerados e analisados.

Na perícia contábil, no núcleo do poder encontra-se o juiz responsável pela nomeação do perito.

Em torno do juiz encontram-se servidores públicos do cartório que exercem profissionalmente uma influência sobre o juiz, apresentando informações sobre os peritos relativos ao relacionamento com o cartório, qualidade do conteúdo do laudo, pontualidade no cumprimento dos prazos processuais e estética dos laudos.

As críticas ou elogios dos servidores do cartório balizam para o juiz o desempenho do perito."

vou lhe encaminhar o texto na íntegra:
periciacontabil.blogspot.com.br

Fernando Mendes
contador

Roselene Alves

Roselene Alves

Prata DIVISÃO 5, Encarregado(a) Pessoal
há 9 anos Terça-Feira | 20 maio 2014 | 14:35

Sou tecnica contabil, tenho um escritorio, e bastante experiencia na área trabalhista e gosto muito de fazer cálculos trabalhistas das reclamatórias. Posso fazer cálculos extra judiciais para os advogados das partes? Divulgar meu trabalho, ou não?

x

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.