x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 12

acessos 1.975

Imposto Renda Pessoa Física

SANDRA  CARVALHO

Sandra Carvalho

Prata DIVISÃO 3, Analista
há 16 anos Sexta-Feira | 14 março 2008 | 16:38

Boa tarde,


Declaração Imposto de Renda Pessoa Física.

1º) Como funciona e aonde informar na declaração e quais os valores a serem informados da Contribuição Patronal paga a Previdência Social pelo empregador doméstico?


2º) Quando o indíviduo não tem casa própria e apaga aluguel. Devemos informar em pagamentos de aluguéis? Os valores informados no recibo.

3º) Temos um caso em que foi declarado em anos anteriores imóvel casas no valor de R$ 6.000,00 e hoje essa casa vale R4 30.000,00. Podemos alterar esse valor e atualizá-los? Incidirá algum tipo de imposto se atualizar o valor esse ano de 2008?

4º) Em dívidas; Financiamento de veículos devemos informar só os valores pagos em parcelas no ano de 2007? E o valor do veículo devemos informar em bens o valor dele no mercado?

5º) Temos um imposto a pagar de R$ 687,40, valor do imposto é superior a R$ 100,00. Poderá parcelar em 8 vezes? de R$ 85,92, pois o valor é superior a R$ 50,00.

Grata,

SMC

Sandro C L M

Sandro C L M

Bronze DIVISÃO 2, Consultor(a) Atendimento
há 16 anos Sexta-Feira | 14 março 2008 | 19:56

1º pergunta - tem no campo ajuda da receita onde vc devera informar qual paste e a forma.
2° pergunta - resp. sim tem que se atentar que no aluguel houve retenção de imposto de renda pois cabe a ele emitir ou administrado do imovel emitir o informe de rendimento em nome do locatário e em sua declaração ira informa os alugueis pagos.
3º pergunta - olha amiga não pode ser atualizado na declaração de imposto de renda isto aconteceu alguns anos atras a tualização dos bens na declaração e ja faz tempo que a receita não autorizou novamente assim sendo não aconselho que se faça retificvação do passado e sim aguarde pela receita uma nova forma de atualizar o problema com o bem tão defazado na venda obedecendo o prazo de 6 meses na aquisição de outro bem ela tera que pagar ganho de capital sobre a diferença do custo e do registro da venda, ok
4º pergunta - o bem tem que ser informado como aquisição e o emprestimo para liquidação deste bem tb são duas pastas que vc deverá preencher sendo que no campo do historico deve mencionar de quem adquiriu, nota se for o caso e na ficha de financiamento no campo de historico vc ira reproduzir o ocorrido tanto de entrada sew for o caso e numero de parcelas a pagar e o total de parcelas pagas no caso de 2007 vc informara o quanto ele pagou e no historico o saldo de quantas parcelas resta e o valor para quitação.
5º pergunta - bom enquanto ao parcelamento destas consideções solicitou que vc pergunte diretamente a receita pois acredito e não tenho com certeza se podera parcelar em 8 vezes, pois existe a questão se ja existe algum parcelamento entao recai no reparcelamento, enfim ai a vida do cliente nos descobrimos junto ao órgão ok

espero ter lhe ajudado

Moacir Moreira Marques Junior

Moacir Moreira Marques Junior

Bronze DIVISÃO 1, Não Informado
há 16 anos Terça-Feira | 18 março 2008 | 10:43

Gostaria de saber quando tenho um rendimento recebido de aluguel pago por pessoa fisica e existe uma imobiliária (pj) como intermediária, eu declaro como rendimento recebido de pessoa física ou juridica?
OBRIGADO

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 16 anos Terça-Feira | 18 março 2008 | 21:10

Boa noite Moacir,

Resposta a questionamento idêntico postado em triplicidade por você, foi dada aqui

Evite postar o mesmo questionamento repetidas vezes, é contra o Regulamento do Fórum.

Considere que além de estar saturando o banco de dados do Fórum com questões repetitivas e (por isso) imprestáveis como fontes de consulta, repetí-los, ainda que em tópicos diferentes, não fará com que sejam respondidos mais depressa do que permite a boa vontade de que se dispuzer respondê-los.

...

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 16 anos Quarta-Feira | 19 março 2008 | 11:41

Bom dia Moacir,

Você não me deve desculpas por ter simplesmente repetido o tal questionamento.

Minha mensagem deve servir apenas para alertá-lo, uma vez (quero crer) que você desconhecia as regras do Fórum.

Que ela não sirva também para afastá-lo, haja vista que sua frequência é importante.

...

SANDRA  CARVALHO

Sandra Carvalho

Prata DIVISÃO 3, Analista
há 16 anos Terça-Feira | 25 março 2008 | 09:54

Bom dia Sandro,

Agradeço as suas respostas, mas gostaria de fazer mais um questionamento, talves voc~e possa me ajudar.

Conforme essa minha pergunta e sua resposta

Sandra.
Declaração Imposto de Renda Pessoa Física.
1º) Como funciona e aonde informar na declaração e quais os valores a serem informados da Contribuição Patronal paga a Previdência Social pelo empregador doméstico?

Sandro. (resposta)
1º pergunta - tem no campo ajuda da receita onde vc devera informar qual paste e a forma.

Sandro, nesse campo devo informar o valor pago de salário
da empregada doméstica? Por exemplo ganhava R$ 380,00 mês = R$ 4.560,00, ou, são os encargos que devo informar. Essa é minha dúvida.

Grata,

Sandra.

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 16 anos Quarta-Feira | 26 março 2008 | 18:57

Boa noite João,

O pagamento dos alugueis pelo dependente devem ser informados na ficha "Pagamentos e Doações Efetuados" com o código 70 - "Aluguéis de Imóveis" na DIRPF do titular.

Cabe lembrar que os rendimentos decorrentes das receitas auferidas pela atividade de cabeleireiro, devem (neste caso) ser informados na ficha "Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoa Física/Exterior- Pelos Dependentes".

Note que os gastos efetuados com pagamento dos aluguéis, a despeito de informados, não serão deduzidos da base de cálculo do imposto de renda.

...

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 16 anos Quarta-Feira | 26 março 2008 | 20:20

Boa noite Edson,

A lei determina que "Está obrigado a apresentar a Declaração de Ajuste Anual o contribuinte, residente no Brasil, que, no ano-calendário de 2007, se enquadre em qualquer das seguintes situações:

1. recebeu rendimentos tributáveis sujeitos ao ajuste anual na declaração, cuja soma foi superior a R$ 15.764,28; tais como: rendimentos do trabalho assalariado, não-assalariado, proventos de aposentadoria, pensões, aluguéis, atividade rural;

2. recebeu rendimentos isentos, não-tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte, cuja soma foi superior a R$ 40.000,00;

3. participou, em qualquer mês, do quadro societário de sociedade empresária ou simples, inclusive inativa, como sócio ou acionista, ou de cooperativa, ou como titular de empresa individual; (eu grifei)

4...."


Vale dizer que, sendo titular de empresa individual, está obrigado a entrega da DIRPF.

Diante do exposto, é aconselhável que você procure o contador responsável pela contabilidade de sua empresa e com ele, elabore a DIRPF 2008/2007.

...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.