x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 6

acessos 1.035

Imposto Renda Pessoa Física-carro nome dependente

SANDRA  CARVALHO

Sandra Carvalho

Prata DIVISÃO 3, Analista
há 16 anos Terça-Feira | 25 março 2008 | 08:35

Bom dia,

Temos um cliente em que a esposa é dependente do marido, na sua declaração informamos ela como dependente. E a esposa tem conta Poupança em seu nome. E empréstimos também.

Podemos declarar essa poupança e esse empréstimo na decalração do marido, sabendo que ela é dependente dele.

Grata,

Sandra.

Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador

Wilson Fernando de A. Fortunato

Moderador , Contador(a)
há 16 anos Terça-Feira | 25 março 2008 | 09:23

Sandra,

Você irá fazer uma declaração em conjunto, declarando o CPF da esposa na ficha "Informações do Cônjuge". São consideradas dependentes as pessoas que, de acordo com a tabela de relação de dependência, mantiveram relação de dependência com o declarante.
Mas dependendo dos rendimentos da esposa, não compensa fazer em conjunto e sim fazer a declaração de cada um separadamente.

Digo isto porque para ter o saldo em conta poupança e ter condições de fazer o empréstimo e quitar o mesmo, a esposa de seu cliente deverá ter rendimentos que "cubra" estas despesas.

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB
SANDRA  CARVALHO

Sandra Carvalho

Prata DIVISÃO 3, Analista
há 16 anos Terça-Feira | 25 março 2008 | 09:34

Bom dia Wilson,

Muito obrigada pelas explicações. Wilson mais uma pergunta. A esposa desse meu cliente não trabalha e nunca trabalhou esse dinheiro na verdade é do marido. Acho que por ser mais prático abriu a poupança no nome da esposa. E quando precisou de emprestimo a esposa também fez no nome dela. E agora? Na sua opinião você acha melhor eu não lançar essa poupança no vr. R$ 10.000,00 que está no nome da esposa. Pois não tenho como fazer a declaração dela separada, pois não tem rendimentos (não trabalha).

Grata,

Sandra.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.